Mauro Mendes nomeia e Guilherme Maluf fica mais próximo do cargo de conselheiro

Governador tomou a decisão na mesma noite em que o presidente do Tribunal de Justiça acatou o recurso da Assembleia

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O governador Mauro Mendes (DEM) nomeou o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão está publicada no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (1º) e foi tomada na mesma noite em que o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto da Rocha, proferiu decisão favorável à Assembleia Legislativa.

Para assumir o cargo, agora, Maluf depende apenas do ato de posse, uma atribuição da própria Corte de Contas. Recentemente, dois conselheiros interinos apresentaram sugestões de como esse processo deveria acontecer. Ambas preveem que o indicado pela AL passe por uma reavaliação dos documentos que, em tese, comprovam que ele preenche todos os requisitos estipulados na Constituição Federal.

Na Assembleia Legislativa, a proposta dos conselheiros interinos foi encarada como uma afronta à prerrogativa dos deputados de escolherem quem vai ocupar a vaga. Já a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) afirma que, se adotado, o rito interno do TCE não vai ser uma novidade, tendo em vista que outros tribunais do país já fazem isso.

Maluf foi indicado ao cargo de conselheiro em meio a um processo conturbado. Por conta disso, a decisão da Assembleia acabou questionada pelo Ministério Público Estadual (MPE). O juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, foi quem proferiu a decisão que impedia a nomeação e a posse do tucano. Também depois de desencontros, a Assembleia acabou optando por recorrer ao Tribunal de Justiça, que reverteu a situação.

Para ser empossado, Maluf terá que renunciar ao cargo de deputado e se desfiliar do PSDB.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz que lerda de construção e essa nossa o cara e réu e mesmo assim assembleia nomeia ele nossa câmara e conhecida como casa dos horrores nossa assembleia e o que então

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMato-grossenses vão evitar festas para não gastar demais no Carnaval
Próximo artigoRami Malek está em negociações finais para viver o vilão do novo 007