Carreira

Vagas de emprego fantasmas? Entenda essa estratégia das empresas e como não cair nessa

Sabe aquela vaga de emprego que você se candidatou e nunca teve um retorno se foi preenchida ou não? Ela pode ser parte de uma estratégias que as empresas têm usado na internet

3 minutos de leitura
Vagas de emprego fantasmas? Entenda essa estratégia das empresas e como não cair nessa
(Foto: Airam Dato-on / Pixels)

Mais da metade das vagas de emprego não resultaram em contratações, ao longo de 2023. A cada 10 ofertas de trabalho divulgadas em plataformas da internet, como o LinkedIn, 7 permanecem abertas por mais de um mês e 1 por mais de um semestre.

Os números são referentes a duas pesquisas feitas nos Estados Unidos. Se fosse no Brasil, você poderia estar pensando: “o problema é a falta de qualificação de quem procura emprego”. Mas o fenômeno visto lá também ocorre aqui. E o verdadeiro motivo é: essas vagas nunca existiram. São “empregos fantasmas”.

Se você tem conta no LinkedIn e costuma usar essa rede com alguma frequência, com certeza, já viu alguém reclamando por não ter recebido retorno algum das empresas para as quais se candidatou a vagas de emprego.

As reclamações são tantas que pesquisas começaram a ser feitas.

A Clarify Capital, empresa americana que faz empréstimos comerciais, entrevistou 1 mil gerentes de contratação e descobriu que muitas dessas ofertas de trabalho são parte de uma estratégia das empresas para:

  • manter os funcionários “motivados” a trabalhar
  • dar a impressão a funcionários sobrecarregados de que uma ajuda está chegando
  • passar uma impressão para o mercado de que a empresa está crescendo

Outra resposta comum foi que essas vagas de emprego não existem de fato, mas são mantidas em aberto para que sempre haja uma lista de pessoas interessadas, caso um funcionário seja demitido ou peça demissão.

Os dados da pesquisa foram publicados em um reportagem da BBC que também ouviu representantes da Resume Genius, uma empresa americana que ajuda os trabalhadores a criar seus currículos. Segundo eles, em 2023 pode ter havido 1,7 milhão de vagas de empregos fantasmas no LinkedIn, apenas nos Estados Unidos.

O que fazer para conseguir um emprego, então?

Especialmente para quem usa o LinkedIn para buscar empregos, o que especialistas em recrutamento recomendam é:

  • Faça um bom networking

    Isso significa manter um relacionamento constante com sua rede de contatos, trocando informações e conhecendo pessoas novas.
  • Investigue as empresas nas quais gostaria de trabalhar 

    Dessa forma, além de poder descobrir se a empresa adota a prática dos “empregos fantasmas”, você tem chances de ampliar a rede de pessoas que conhece e, quem sabe, até podem te indicar para uma vaga.

  • Contacte diretamente os recrutadores

    Em muitas vagas publicadas no LinkedIn é possível ver quem fez o anúncio. Mande uma mensagem direta a essa pessoa informando que você se candidatou e tem interesse no emprego.Para os casos em que a vaga não divulga a pessoa responsável pelo recrutamento, vale o conselho anterior: descubra na página da empresa quem são as pessoas recrutadoras e envie mensagens a elas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes