Carreira

Entrevista de emprego: 5 perguntas e as respostas que os recrutadores esperam de você

Algumas perguntas são clássicas em entrevistas de emprego e não é a toa. Saiba quais são elas e porque sempre são feitas

3 minutos de leitura
Entrevista de emprego: 5 perguntas e as respostas que os recrutadores esperam de você
(Foto: Christina Morillo / Pexels)

Passar por uma entrevista de emprego pode ser uma das experiências que mais provocam ansiedade. Afinal, trata-se de uma conversa que pode mudar o rumo da sua vida. Se preparar bem para esse momento é a dica que todo profissional de Recursos Humanos tem na ponta da língua. Mas como, exatamente?

Saber o que os recrutadores podem te perguntar na entrevista de emprego é um bom começo. Saber o que eles estão, realmente, esperando na sua resposta… isso, sim, é um diferencial.

Pensando nisso, a equipe do LinkedIn conversou com dezenas de recrutadores em busca descobrir quais perguntas eles não abrem mão de fazer em uma entrevista de emprego. Nós, do LIVRE, compilamos as 5 melhores aqui.

1. Qual sua motivação para estar concorrendo a esta vaga?

“Com essa pergunta, eu consigo entender se a vaga faz sentido para o perfil do candidato, se ele sente interesse em trabalhar no cargo, se pesquisou sobre a empresa antes. Sou fã das perguntas abertas, que são passíveis de inúmeras respostas e dão maior subsídio para a nossa interpretação enquanto recrutadores”, Tayná Leal, especialista em psicologia organizacional e do trabalho.

2. Me fale sobre você

“É uma pergunta simples que pode ser utilizada para todos os níveis hierárquicos. Além de ser um bom quebra-gelo. A partir dela, consigo avaliar a lógica e perspicácia do candidato ao resumir sua trajetória. É uma oportunidade para eu entender o valor que ele gerou durante a sua carreira, resultados conquistados e que tipos de problemas solucionou. Se bem aproveitada, pode fazer com que ele ganhe muitos pontos logo de partida”, Ana Letícia Wiederkehr, headhunter.

3. O que te motivou a escolher essa profissão?

“Essa é uma forma de identificar quem realmente ama o que faz. Além disso, ainda ouvimos muitas histórias bacanas de como, desde a infância, o profissional já tinha inclinação para a área, como as relações familiares criaram esse desejo ou até como professores despertaram uma paixão por determinado tema. E, para mim, não existe nada mais gratificante do que poder conectar pessoas com aquilo que elas realmente gostam de fazer”, Gustavo Venturelli, headhunter e especialista em gestão de carreira.

4. O que você busca em uma empresa?

“Por meio da resposta do candidato, é possível extrair uma série de informações relevantes sobre sua personalidade, suas expectativas para a vaga, planos para o futuro e, até mesmo, seu grau de preparação para o processo seletivo. Com isso, buscamos entender os seus interesses, valores e motivações e avaliar se eles estão alinhados com o que a empresa pode oferecer”, Fernanda Oliveira, consultora de recrutamento e seleção.

5. Onde você se vê daqui a alguns anos?

“A resposta a essa pergunta ajuda a entender o nível de interesse na vaga em questão, se o candidato tem planos de estar trabalhando numa área diferente da posição ofertada e se, após a contratação, a empresa poderá investir no desenvolvimento e crescimento de sua carreira, considerando que poderá contar com ele no médio e longo prazo”, Celio Pinho, assistente de RH.

Se você participou de alguma entrevista de emprego nos últimos tempos, provavelmente, teve que responder a alguma dessas perguntas.

Quer saber mais sobre o assunto? O material na íntegra produzido pela equipe do LinkedIn tem mais 10 perguntas que outros recrutadores adoram fazer.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes