Carreira

Procurando emprego? Recrutadora dá 5 dicas sobre processos seletivos

Saiba o que os recrutadores esperam quando pegam seu currículo e fazem a entrevista para uma vaga de emprego

3 minutos de leitura
Procurando emprego? Recrutadora dá 5 dicas sobre processos seletivos
(Foto: FreePik)

Você sabe como funcionam os processos seletivos nas empresas para encontrar um candidato ideal para uma vaga de emprego? Ter esse tipo de conhecimento pode ser a diferença entre conseguir se recolocar no mercado de trabalho ou não.

Por exemplo, vale mesmo a pena mandar uma mensagem ao recrutador depois de enviar seu currículo? E o que o seu currículo deve ter para se destacar em meio aos outros?

A especialista em recolocação Mariana Torres, que atua como recrutadora há quase 20 anos, deu uma entrevista à equipe do LinkedIn falando sobre esses pontos.

A reportagem do LIVRE, compilou tudo em 5 tópicos essenciais para quem está procurando emprego.

1. Garanta que seu currículo se destaque

Não, os recrutadores não leem todos os currículos que chegam quando uma vaga de emprego é anunciada. Hoje, com desenvolvimento da tecnologia, muitos usam ferramentas de triagem automática. Elas buscam palavras-chave relacionadas à função a qual você está se candidatando. Uma dica importante é ler como a vaga foi descrita e tentar usar as mesmas palavras, assim, seu currículo vai ser mais “aderente”.

Quando não têm acesso a essas ferramentas, os recrutadores fazem uma rápida leitura inicial dos currículos. Não costumam demorar mais que 10 segundos em cada um deles, portanto, ainda assim, vale a dica de usar as palavras-chave relevantes.

Dica especial: eles costumam dar mais atenção as seções de experiência profissional e ignoram aquelas longas listas de cursos e palestras que você já fez.

2. Demonstre interesse pela vaga

Enviar uma mensagem ao recrutador após enviar seu currículo pode fazer a diferença, desde que seja uma mensagem adequada. Ser cordial e evitar fazer pedidos é a dica aqui. Apenas se apresente e reforce o interesse em trabalhar naquela empresa.

Também é aceitável enviar uma mensagem para perguntar sobre o andamento do processo seletivo. Mas atenção: considere período de tempo razoável para fazer isso e não cobre uma resposta.

Mesmo se você não for selecionado para essa vaga, pode valer a pena manter um contato com aquele recrutador. Muitos criam bancos de talentos e podem entrar em contato com você no futuro. Mantenha uma postura positiva e esteja ativo no LinkedIn para aumentar suas chances.

3. Fale sobre o que importa na hora da entrevista

Durante a entrevista de emprego, os recrutadores avaliam se o candidato atende aos pré-requisitos da vaga. Isso inclui habilidades técnicas e comportamentais. Sentir ansiedade nessa hora, é natural, mas isso não deve te impedir de contar sua história e demonstrar o que você sabe fazer.

Estar desempregado não conta pontos negativos para você. O que importa é mostrar que você é um profissional atualizado e que tem interesse naquele emprego.

Já falar mal de empresas anteriores e fazer reclamações durante a entrevista pode, sim, prejudicar sua candidatura.

4. Não se desespere, se não começar bem

Se a entrevista começa mal, mantenha a calma. É possível recuperar, desde que você responda bem às próximas perguntas e mostre seu valor.

Os recrutadores sabem que esse momento, em geral, é de ansiedade para as pessoas. Então, não se preocupe demais. A maioria deles não espera mesmo que você se sinta à vontade demais. Inclusive, ficar muito à vontade pode te levar a conversas irrelevantes, que não vão te ajudar em nada.

5. Passei, mas não quero mais a vaga. E agora?

Os recrutadores sabem que – principalmente no caso de pessoas desempregadas – os candidatos quase nunca estão participando, exclusivamente, daquele processo seletivo. Então, pode acontecer de a pessoa selecionada por eles já ter sido selecionada por outra empresa, que oferece uma vaga melhor. Se você for essa pessoa, tudo bem comunicar que você está desistindo.

Não é ruim desistir de um processo seletivo ou recusar uma oferta de emprego. Basta que você se comunique de forma profissional. Nessas horas, aliás, vale até perguntar se pode indicar alguém.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes