Maioria dos candidatos nas eleições deste ano em Mato Grosso é de empresário

Maioria dos postulantes no pleito deste ano conta com o nível superior

(Foto: Reprodução)

Com a crise que tomou conta do país depois das últimas eleições gerais, em 2018, por coincidência ou não, a maioria dos candidatos a cargos eletivos é do ramo empresarial. Dos 525 postulantes em Mato Grosso, distribuídos nos cargos de Governo, Senado, Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, 64 são empresários.

Os advogados aparecem em seguida, com 40 candidatos. Apesar de não ser profissão, 31 atuam como vereadores e 19 como deputados. O serviço público também conta com postulantes, totalizando 21. Entre o perfil ainda há 17 que se declaram comerciantes.

Quanto ao grau de escolaridade dos candidatos no pleito deste ano, a maioria possui o nível superior, 287 no total. Concluíram o ensino médio 124 concorrentes e 34 o ensino fundamental.

Começaram e não terminaram a faculdade são 44, ensino médio incompleto são 19 e não chegaram ao fim do ensino fundamental são 13. Quatro candidatos sabem apenas ler e escrever, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral.

De todos os candidatos em Mato Grosso, 69,1 % são homens e 30,9% são mulheres. O estado civil da maioria, com 58,7%, é de casado. Os solteiros representam 27,4%, divorciados são 11,8%.

O perfil dos concorrentes também foi dividido por faixa etária. A maioria deles tem entre 40 e 44 anos de idade, representando 19,35% do total. Em seguida, com 18,60%, são os com idade entre 45 e 49 anos e em terceiro ficam os candidatos com idade entre 50 e 54 anos.

Em 2014 foram seis candidatos ao governo e em 2018 são cinco. Seguindo o mesmo comparativo, para o Senado foram sete postulantes e agora 11. No pleito passado, contudo, estava disponível apenas uma vaga para senador, diferente deste ano que são duas.

Mato Grosso conta com 2.330.280 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições deste ano, que ocorrem dia 07 de outubro. A população vai poder votar nos respectivos candidatos das 7 às 17 horas. Pessoas menores de 18 anos ou maiores de 70 anos e as pessoas analfabetas não são obrigadas a votar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBlairo Maggi pede votos para Adilton Sachetti e deixa postura de neutralidade
Próximo artigoNarciso de Segundo Sol: Conheça Osmar Silveira, o mato-grossense na novela das nove