Política

MDB elege novo comando sem resolver problema em Cuiabá, foco da próxima eleição

Situação diretório na Capital continua sob risco de esfacelar por divergência com Emanuel Pinheiro, a 1 ano da eleição

2 minutos de leitura
MDB elege novo comando sem resolver problema em Cuiabá, foco da próxima eleição
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O MDB em Mato Grosso elegeu o comando do partido para os próximos dois anos, mas não conseguiu resolveu os atritos em Cuiabá. A divergência entre o prefeito Emanuel Pinheiro e outros membros da sigla parece de difícil solução.

A deputada estadual Janaína Riva disse que o partido não teve vantagem com um prefeito na capital – entendam o modo genérico de falar como sendo Emanuel Pinheiro, com quem ela admitiu ter problemas ainda.

A direção da sigla em Cuiabá está com o advogado Francisco Faiad, aliado e amigo de Emanuel Pinheiro. Os acordos para a comando estadual mostraram que a permanência dele no cargo, ou de qualquer outro filiado do grupo de confiança de Emanuel, pode ser mudada a tempo para conduzir as eleições do próximo ano.

“Resolvemos não mexer agora no diretório aqui em Cuiabá porque queremos ver o cenário ficar mais definido [para as eleições de 2024]. Eu acho que o comando tem de passar para a mão de grupo, não compensou para o partido tem um prefeito na capital”, disse Janaína Riva.

O desacordo de Emanuel Pinheiro com o MDB ficou mais intenso na eleição de 2022, quando ele próprio esteve no centro da articulação de uma candidatura de oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil), a quem o MDB é aliado.

A tendência é que a distância aumente nos próximos meses. As negociações para as candidaturas a prefeito vão ficar mais frequentes e os partidos precisarão decidir para que lado caminhar.

Emanuel Pinheiro tenta emplacar a candidatura de seu vice José Roberto Stopa (PV) para a prefeito de Cuiabá em 2024. Se a hipótese se confirmar, o status de concorrentes deve ficar mais forte. Além dos conflitos pessoais entre prefeito e governador, o PV integra a federação com PT e PCdoB, ambos oposição ao União Brasil.

Com o comando do MDB em Cuiabá nas mãos de Emanuel Pinheiro, o caminho quase certo é que ele fique mais distante do grupo de Mauro Mendes, para enfrentar o candidato que União Brasil deverá lançar.

Mas, a recém-eleita direção estadual não dá sinais de saída de base do governo. Janaína Riva, candidata mais votada do partido em 2018 e 2022 e agora a primeira-secretária, já começa a se mexer para lançar candidatura para 2026, que não será à Assembleia Legislativa.

Ela deve ser um dos principais nomes para comandar o MDB ao fim da atual gestão. Carlos Bezerra foi eleito novamente para o cargo, mas diz que esta foi a sua concorrência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes