Judiciário

Acusado de atropelar e matar irmãos é condenado a 7 anos de prisão

Júri da morte de Katherine e Diego aconteceu quase 15 anos após o crime. MP já se prepara para recorrer da sentença

3 minutos de leitura
Acusado de atropelar e matar irmãos é condenado a 7 anos de prisão

Celzair Ferreira de Santana, motorista acusado da morte dos irmãos Katherine Louise Guimarães Bittencourt, 19 anos, e Diego Guimarães Bittencourt, 14, em Poconé (104 km de Cuiabá), foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto.

A sentença foi proferida na madrugada desta quarta-feira (5). A Promotoria já prepara um recurso.

O júri do caso foi realizado, nessa terça-feira (4), após quase 15 anos do atropelamento que resultou em mortes. O acusado poderá recorrer da sentença em liberdade.

Conforme o processo, Celzair foi denunciado por dois homicídios qualificados pelo motivo fútil, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa das vitimas.

Os irmãos foram atropelados próximo à casa onde moravam. Os dois estavam parados em uma motocicleta após voltarem de um almoço com o pai. De acordo com a Promotoria, Celzair estaria embriagado e dirigindo em alta velocidade e, segundo a denúncia, no momento da colisão com Katherine e Diego, o veículo estaria a 134 km/h.

A caminhonete só parou depois de bater em um poste de iluminação pública. Nessa hora, Celzair teria fugido sem prestar socorro às vítimas. Katherine morreu na hora, já Diego foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Versão do acusado

(Foto: Reprodução)

No julgamento, em seu interrogatório, o pecuarista negou que tenha ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. O réu alegou ainda que o atropelamento aconteceu por conta de uma manobra feita pela motocicleta, a qual ele admitiu ter avisto a uma grande distância a frente.

Celzair ainda negou que estivesse correndo na via. “Ali não tem como andar assim”, alegou sobre a alta velocidade. O denunciado argumentou que saiu do local do atropelamento em busca de ajuda para as vítimas.

A sentença

Apesar da denúncia da Promotoria ter indicado homicídio qualificado, considerou o fato, homicídio simples. O juiz Wladymir Perri considerou apenas uma circunstância desfavorável ao réu, em razão do delito ter sido praticado em logradouro público e ter colocado em risco outros moradores e motoristas.

Diante disso, Celzair foi sentenciado a 7 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto.

Recurso

Os promotores que atuaram no caso, Antonio Sérgio Cordeiro Piedade e Samuel Frungillo informaram que vão recorrer da sentença.

“Os pedidos do Ministério Público foram acolhidos na íntegra pelos jurados, mas discordamos da pena aplicada e do regime inicial de cumprimento da reprimenda. O caso foi de dolo eventual e ficou demonstrado que o acusado desenvolvia velocidade incompatível com o local, embriagado, não prestou socorro e foi indiferente ao resultado”, destacaram.

Revolta e indignação

A sentença branda deixou a mãe dos jovens, Rosineia Guimarães, indignada. Em uma rede social, nessa quarta-feira, a mulher expressou sua revolta.

“O assassino estava dirigindo uma caminhonete Hilux, no dia 18 de novembro de 2007, em um domingo à tarde, quando Katherine e Diego, tiveram a motoneta que ocupavam atingida por trás pela caminhonete do acusado”, narrou a mãe. “Testemunhas que passavam pelo local na hora do acidente disseram que o pecuarista estava embriagado , piscava luz para quem estava passando para sair da frente dele e fugiu do local não prestando socorro”, complementou.

Rosineia pontuou as agravantes prevista da lei de trânsito que poderiam justificar que Celzair assumiu o risco ao dirigir embriago. Apontamentos feitos pela Promotoria, mas não identificados pelo Conselho de Sentença.

“Não há paz sem Justiça. Essa sentença significa que pode beber e dirigir? Que outras mães vão perder seus filhos para quem bebe , dirige e mata? É isso?”, questionou ao término do texto.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes