Consumo

Média de 40 ligações: por que o telemarketing liga tanto para pessoas erradas?

Anatel pretende mudar essa história. Um novo sistema deve permitir que as empresas saibam antes de ligar se aquele número é o correto

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Média de 40 ligações: por que o telemarketing liga tanto para pessoas erradas?
Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Mais de 40 chamadas! Esse é o número de ligações que, em média, empresas de cobranças fazem até encontrar o verdadeiro número do devedor. Para acabar com esse incômodo, a Anatel está desenvolvendo um novo sistema que deve permitir às centrais de telemarketing fazer uma verificação prévia.

A ideia é que as empresas de cobrança tenham acesso a uma base de dados onde números de telefone estão associados a CPFs ou CNPJs. Assim, a chance de ligar para a pessoa errada diminui.

O novo sistema deve estar pronto dentro de 120 dias. Pelo menos, essa é a estimativa.

Comércio de dados pessoais

De acordo com o portal Mobile Time, a medida também deve acabar com um outro problema constatado pela Anatel: um mercado de compra e venda de base de dados pessoais.

Para conseguir manter o negócio funcionando, as empresas de telemarketing acabam comprando esses dados, quase sempre desatualizados.

Nesse sentido, a base de dados da própria Anatel, além de ser mais eficiente para as empresas, deve ser mais segura para o cidadão. Isso porque a consulta deve resultar em apenas uma resposta simples: sim ou não para a pergunta se aquele número de telefone está associado a um determinado CPF ou CNPJ.

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