Brasil

Governo federal quer tirar do ar “fake news” sobre enchentes no RS; entenda a polêmica

A internet está cheia de notícias sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e ninguém sabe mais o que é verdade e o que é fake news

2 minutos de leitura
Governo federal quer tirar do ar “fake news” sobre enchentes no RS; entenda a polêmica
(Foto: Reprodução/Internet)

O governo federal quer um canal direto de comunicação com plataformas digitais para tentar combater fake news sobre as enchentes no Rio Grande do Sul. A proposta foi apresentada em uma reunião com representantes de grandes empresas do setor, na última sexta-feira (10).

A preocupação é que as fake news comecem a atrapalhar o trabalho de órgãos públicos nos resgates.

O governo apresentou duas propostas às big techs:

  • rotulagem de publicações que provoquem desinformação
  • retirada de conteúdo considerado falso

De acordo com a proposta do governo, assim que uma fake news fosse identificada, as plataformas teriam um prazo de 12 horas para remover a publicação.

A identificação do que é falso ou não ficaria a cargo do próprio governo federal, por meio da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), um órgão que faz parte da Advocacia Geral da União (AGU).

O trabalho de idenfiticação das notícias falsas também contaria com o auxílio de agências de checagem e jornalistas.

Fake news sobre as enchentes no RS

As big techs ainda não se manifestaram sobre a proposta do governo federal. E o grande problema sobre a questão é identificar de forma segura o que é ou não uma notícia falsa, já que há acusações vindas de todos os lados.

No YouTube, circulam centenas de vídeos relatando casos de informações supostamente falsas.

O canal Conectado, por exemplo, publicou um vídeo sugerindo que uma das supostas fake news teria sido repassada pelo próprio prefeito de Canoas, Jairo Jorge.

A afirmação do canal pode ser conferida a partir do minuto 8 deste vídeo:

YouTube video

O caso da Rede Globo

E na semana passada, a Rede Globo foi desmentida após classificar uma reportagem do SBT, sua concorrente, como fake news.

O SBT havia divulgado que caminhões com donativos destinados ao Rio Grande do Sul estavam sendo multados por excesso de peso. Depois da Globo dizer que isso era mentira, a própria ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) admitiu que as multa, de fato, haviam sido aplicadas.

Jornalistas da Rede Globo, aliás, têm enfrentado dificuldade para trabalhar na cobertura das enchentes por conta da postura da emissora em relação ao tema fake news.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes