Mato Grosso

Sem concorrência: candidato precisa de 1 voto para ser reeleito em MT

Daniel Rosa do Lago, do PDT, é o único candidato a prefeito em Porto Alegre do Norte e diz que o segredo é governar para todos

3 minutos de leitura
Sem concorrência: candidato precisa de 1 voto para ser reeleito em MT
(Foto: Prefeitura/Divulgação)

Assim como os outros municípios do Brasil, a pequena Porto Alegre do Norte (a 1.143 km de Cuiabá, no Nordeste de Mato Grosso) vai escolher prefeito e vereadores em novembro. Mas por lá, o único candidato a prefeito é o atual, Daniel Rosa do Lago, do PDT. Sem concorrência, ele precisa apenas de um voto para ser reeleito.

A confiança na própria gestão transborda, mas ainda é preciso uma votação. No pleito, se ninguém – incluindo o próprio candidato – votar na chapa pela qual ele concorre, uma nova eleição deve ser marcada.

Para se eleger, Daniel Rosa precisa da maioria absoluta dos votos, sem contabilizar os votos brancos e nulos. Por isso, apenas um voto registrado é suficiente.

LEIA TAMBÉM

A reportagem do LIVRE conversou com ele. descobriu que migrou da iniciativa privada e  que enfrentou muitos desafios no primeiro mandato. “Ter que aprender tudo” sobre a gestão pública foi o principal deles.

O obstáculo, segundo o prefeito, foi superado com uma equipe eficiente. “Graças a Deus tive a felicidade de montar uma equipe muito eficiente, que fez diferença. Se os secretários não estivessem do meu lado, não teria funcionado”.

(Foto: Reprodução)

Daniel Rosa estreou na política em 2016, quando enfrentou dois concorrentes e foi eleito com 37,69% dos votos válidos.

Logo no primeiro ano de mandato, diz ter se reunido lideranças dos partidos opositores e os convocou para um projeto único em prol do município.

“Quando se é eleito, você trabalha para todos. E, no final das contas, você não sabe quem votou em quem. O voto é secreto e não sabemos ao certo nem se a nossa mulher votou na gente. Por isso, a gestão tem que ser para o bem geral”, brinca.

E a eleição em Porto Alegre do Norte, que tem pouco mais de 12 mil habitantes, já é histórica. Segundo Daniel, em 34 anos de emancipação política, essa é a primeira vez que o município tem candidato único.

Dados do IBGE (Foto: Reprodução)

Na última pesquisa de avaliação da gestão, Daniel Rosa saiu com quase 98% de aprovação. “Quando se faz uma boa gestão, as pessoas não têm argumento. Quando se está fazendo o melhor pelo povo, até a oposição te elogia”.

Perto de completar 59 anos de vida e fazendo uma retrospectiva, o prefeito diz que pensaria duas vezes em entrar na política. “É muito cansativo, muito trabalho e estresse. Mas faz parte da vida e da nossa missão”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes