Dia Mundial do Turismo é comemorado neste domingo (27)

O Dia Mundial do Turismo é comemorado neste domingo (27.09). A data, estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), celebra uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade. Pertencente ao setor terciário da economia, o turismo abrange o comércio e os serviços, sendo uma prática que costuma estar diretamente associada ao lazer.

Embora a pandemia provocada pela Covid-19 tenha afetado fortemente os negócios turísticos, o setor vem se adaptando e encontrando formas de envolver a comunidade, especialmente a dos municípios, onde o turismo acontece.

A crise sanitária também é uma oportunidade para o setor trabalhar novas frentes, oferecer destinos seguros aos viajantes e até mesmo para estes, mudarem comportamentos, que inclui planejar melhor o destino, fazer reservas e agendamentos antecipados.

Para o gestor ambiental do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Joab Almeida, localizado no Parque Estadual Águas Quentes, o turismo pós-pandemia tende a ser mais regional, até que haja segurança suficiente para destinos longínquos. A regionalização também é uma boa oportunidade de conhecer as belezas naturais de cidades vizinhas.

“A visitação a locais preservados, como parques estaduais e nacionais, bem como áreas de conservação, cresce ano após ano no Brasil. A tendência deve perdurar, principalmente nesse período”, justifica o gestor.

Ele explica que o turismo abrange diversas categorias, com destaque para o turismo de aventura, ecoturismo, sustentável e o turismo de saúde. “No Hotel Mato Grosso Águas Quentes, por exemplo, encontramos todas as áreas do turismo, ou seja, de aventura, lazer, gastronomia típica, saúde e bem-estar proporcionada pelas propriedades naturais das águas termais”, aponta Joab.

Já o turismo de saúde ocorre quando a motivação está ligada a tratamentos médicos ou qualquer tipo de cuidado ligado à manutenção da saúde e do bem-estar. As águas termais, segundo especialistas, possuem propriedades que incluem o alívio das dores musculares, o rejuvenescimento da pele, ativa a circulação sanguínea. Também auxilia na melhora das vias respiratórias e nos sintomas de doenças como bronquite, rinite, sinusite e asma.

Localizado a 85 km da área urbana de Cuiabá, na Serra de São Vicente, o Hotel Mato Grosso Águas Quentes possui certificação do selo ISO 14001, que preza pela preservação do meio ambiente e pelas práticas sustentáveis entre o turismo e a natureza. O estabelecimento trabalha com sistema de pensão completa, café-da-manhã, almoço e jantar e também atende por day use, para quem quer passar o dia no complexo.

Sobre a Rede de Hotéis Mato Grosso

Pioneira no estado, com 54 anos de história, a Rede de Hotéis Mato Grosso é formada por seis estabelecimentos – Hotel Mato Grosso, Mato Grosso Palace Hotel, Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Pantanal Mato Grosso Hotel, Paiaguás Palace Hotel e Hotel Fazenda Mato Grosso – todos localizados em pontos estratégicos em Cuiabá e em áreas de preservação do Estado. Mais informações pelo site: https://hotelmt.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPensando em doar sangue? MT Hemocentro abre neste sábado
Próximo artigoSem concorrência: candidato precisa de 1 voto para ser reeleito em MT