Cuiabá

Ministra do STJ valida decisão que endossou o governo a instalar BRT em Cuiabá e VG

Ministra Regina Helena Costa disse que todos as cidades do Vale do Rio Cuiabá participaram de debate sobre modais

1 minuto de leitura
Ministra do STJ valida decisão que endossou o governo a instalar BRT em Cuiabá e VG
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Regina Helena Costa manteve a decisão do Conselho Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá que aprovou a instalação do BRT na capital. 

A decisão era questionada pela Prefeitura de Cuiabá que dizia não ter participado do debate e por isso queria que a desistência do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi anulada.  

A prefeitura alegava em mandado de segurança que a troca dos modais, a ser instalado em Cuiabá, foi efetivada sem a consulta a si mesma, o que desrespeitaria o princípio de autonomia administrativa entre municípios e estados prevista na Constituição.  

Mas a ministra Regina Helena não entendeu dessa forma. Ela disse que, ao contrário da contestação, todas as cidades do Vale do Rio Cuiabá (baixada cuiabana) tiveram a chance de dar opinião à consulta do governo. 

“Extrai-se dos autos que não houve violência do direito, foi respeitado o princípio do devido processo legal, oportunizando aos entes da região a efetiva participação no processo administrativo e na decisão que alterou o modal de transporte coletivo”, pontuou. 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) iniciou a instalação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, em livre tradução) em janeiro. Os trabalhos partiram do traçado CPA à avenida XV de Novembro, no Porto, onde deverá fazer com o traçado em Várzea Grande. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes