Justiça libera 3 do CV do uso de tornozeleira eletrônica em MT

Decisão foi dada nos autos de uma ação penal que apura movimentação de até R$ 52 milhões da organização criminosa

Foto: Ednilson Aguiar/O Livre

A juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Mendes, concedeu decisão que dispensa a obrigatoriedade de três homens acusados de integrar a organização criminosa “Comando Vermelho” de serem monitorados por tornozeleira eletrônica. A decisão foi publicada nessa sexta-feira (2) no Diário da Justiça.

Os favorecidos com a decisão são Soilir Lemes do Nascimento, Roniclei Araújo da Silva e Armando César dos Santos Lemes.

Os três estavam presos preventivamente desde agosto de 2018 em decorrência da Operação Red Money deflagrada pela Polícia Civil.

Sem o monitoramento da tornozeleira eletrônica, o trio deverá comparecer em juízo todas as vezes que forem intimados e estão proibidos de sair de Cuiabá por prazo superior a 10 dias sem prévia comunicação à Justiça. O eventual descumprimento das medidas cautelares poderá motivar uma nova prisão preventiva.

A magistrada acolheu a tese da defesa de que não há riscos à instrução processual, o que permite a dispensa à necessidade de monitoramento eletrônico dos réus.

A investigação da Operação Red Money desmontou um esquema de arrecadação de dinheiro desenvolvido pela facção Comando Vermelho. O dinheiro tinha origem em pagamento de mensalidade de faccionados e traficantes e taxas de falsa segurança em comércios.

Outra fonte de renda teria vindo de crimes ordenados de dentro dos presídios como roubos e furtos de veículo e agências bancárias, tráfico de drogas e estelionato, entre outros.

No período de um ano e meio da investigação, entre entradas e saídas de 44 contas, foram identificados movimentação de aproximadamente R$ 52 milhões.

A operação “Red Money” mobilizou 520 policiais civis (98 delegados, 350 investigadores, 102 escrivães) para o cumprimento de mais de 230 ordens judiciais.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOperação na madrugada deste domingo prende seis motoristas por embriaguez ao volante
Próximo artigoCom que roupa eu vou? Analista diz que regras no trabalho não são censura