Política

Juntos no comando da AL, Botelho e Janaina podem ser rivais na disputa por Cuiabá

3 minutos de leitura
Juntos no comando da AL, Botelho e Janaina podem ser rivais na disputa por Cuiabá
(Foto: Maurício Barbant / ALMT)

A disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2020 pode se transformar também em uma disputa entre aliados, colocando em lados opostos o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), e sua vice – hoje, interinamente no comando do Parlamento -, Janaina Riva (MDB).

Embora nos bastidores da política a tese seja de que Botelho tem potencial para unir os grupos do governador Mauro Mendes (DEM) e do prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), o presidente do MDB em Mato Grosso, Carlos Bezerra acredita que Janaina é um nome forte e expressivo para concorrer ao comando do Palácio Alencastro. “Foi a nossa deputada mais votada e tem a simpatia da galera. É muito forte”, avalia.

Defensor, inicialmente, de uma candidatura à reeleição do próprio Emanuel Pinheiro, o deputado federal licenciado pondera que Janaina está conduzindo muito bem sua carreira política e, por isso, “tem plena condição de ser prefeita de Cuiabá e até governadora de Mato Grosso”.

Segundo o cacique, a parlamentar é a segunda opção do partido, no caso de o atual prefeito decidir o que vem apontando há algum tempo: que vai abrir mão de tentar ser reconduzido ao cargo.

Carlos Bezerra também descartou a possibilidade de seu suplente, atualmente no exercício do mandato, Valtenir Pereira (MDB) ser o candidato a prefeito pelo MDB “a qualquer custo”. Conforme Bezerra, Valtenir é a terceira via da legenda.

Questionado sobre eventuais dificuldades que Janaina enfrentaria na disputa, por ser filha do ex-deputado José Riva, acusado e já condenado em diversas ações pelo crime de corrupção, Bezerra disse acreditar que o sobrenome Riva já não pesa mais para a deputada.

“Ela já superou isso há muito tempo. Ela nasceu vocacionada, é competente, tem vida própria, luz própria, não depende do pai, nem de ninguém”, foi enfático.

Também nos bastidores, apesar de serem do mesmo partido, Valtenir e Emanuel teriam se estranhado por conta do cargo de prefeito. Na ânsia de ser o escolhido do partido, o deputado estaria ciscando para fora”, segundo palavras do próprio Bezerra.

Outro lado

Em nota, a deputada estadual Janaina Riva descartou qualquer possibilidade de ser candidata a prefeita de Cuiabá em 2020 e, portanto, de se tornar rival de Eduardo Botelho em uma eventual disputa. Confira a íntegra do que afirmou a parlamentar:

“Com relação à matéria acima a presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), esclarece que o fato conjecturado no texto não há qualquer possibilidade de acontecer, já que ambos pertencem ao mesmo grupo político e não tem intenção nem chances de rivalizar numa disputa pela Prefeitura de Cuiabá.

‘De forma alguma disputaríamos um contra o outro. Eu e o presidente Eduardo Botelho temos uma relação de confiança e muito coesa, fato que torna tal conjectura política impossível. Sem chances de acontecer. Já disse e reitero que não tenho a intenção de entrar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, oque significa que se ele tiver mesmo essa vontade e o MDB não tiver candidatura própria, vou trabalhar para que ele seja a prioridade do grupo’, esclarece”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes