Mato Grosso

Governo de MT: quase 80% dos servidores se aposentaram antes dos 60 anos

Em média, governo continua pagando salários por 28 anos depois que cada servidor para de trabalhar

1 minuto de leitura
Governo de MT: quase 80% dos servidores se aposentaram antes dos 60 anos
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)
Dos 26,5 mil servidores aposentados pelo governo de Mato Grosso, 20,7 mil receberam o benefício antes de completar os 60 anos de idade. A quantia equivale a 77% do total.
A informação consta em um levantamento feito pelo Mato Grosso Previdência (MT Prev), que apontou também que, em média, o tempo de aposentadoria de um servidor público no Estado é de 28 anos.
De acordo com o relatório, a maior incidência de aposentadorias ocorre na faixa etária dos 50 aos 55 anos. Elas somam 33% do total de benefícios concedidos atualmente.
Em seguida aparecem os servidores com a idade mais aproximada à que seria considerada correta: dos 55 aos 60. Eles somam 22% dos aposentados.
Os servidores públicos que esperam os 60 anos de idade chegam a 15% do total. Já os que ultrapassam os 65 anos ainda trabalhando representam somente 6%.

A Reforma

De acordo com o governo, a expectativa é que a reforma da previdência, em trâmite na Assembleia Legislativa iguale as regras para os servidores em Mato Grosso.
O Estado sustenta que a proposta traz as regras aprovadas pelo Congresso Nacional, que estabelece idade mínima para aposentadoria: no caso das mulheres 62 e dos homens 65, e de tempo de contribuição.
Defende ainda que a urgência de aprovação ocorre porque é crescente o “rombo” na previdência. A estimativa é que ele chegue a R$ 13,2 bilhões em 10 anos, se o projeto não for acatado.
A previsão é que até 2023 o número de servidores aposentados supere o de servidores ativos no Estado. 

LEIA TAMBÉM

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes