Judiciário

Delatores na Sodoma, ex-secretários de Silval são expulsos da OAB

1 minuto de leitura
Delatores na Sodoma, ex-secretários de Silval são expulsos da OAB
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Ex-secretários de Estado de Administração, César Zílio e Pedro Elias Domingos de Mello tiveram suas inscrições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso cassadas. A decisão foi dos membros do Tribunal de Ética e teria levado em consideração os escândalos de corrupção nos quais os dois se envolveram, durante o governo Silval Barbosa.

A informação da cassação foi confirmada pela assessoria da OAB. No entanto, a motivação é classificada como sigilosa. De acordo com a instituição, eles ainda podem recorrer junto ao Conselho Federal da Ordem.

César Zílio e Pedro Elias são delatores na Operação Sodoma, que apurou esquema de lavagem de dinheiro e recursos públicos na gestão do ex-governador.

Pela participação nos crimes, César Zílio foi condenado a 25 anos de prisão. Ao firmar seu acordo de colaboração premiada, teve a pena reduzida para 10 anos, em regime semiaberto diferenciado.

Ele se comprometeu, inicialmente, a devolver R$ 1,35 milhão aos cofres do Estado. Recentemente, a Justiça determinou que ele cumpra o restante da sua pena com prestação pecuniária, ou seja, doando cerca de 780 kg de carne para entidades beneficentes.

Pedro Elias foi condenado a 15 anos e três meses de prisão, além de oito meses de detenção. Quando firmou acordo de colaboração, ele se comprometeu a devolver R$ 2 milhões aos cofres do Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes