Cidades

Decreto muda regras para funcionamento do comércio em Várzea Grande

Na prática, novo decreto apenas estabelece horários para o funcionamento de lojas e empresas que já estavam de portas abertas

2 minutos de leitura
Decreto muda regras para funcionamento do comércio em Várzea Grande
Prefeita Lucimar Campos (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O comércio de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, terá novas regras de funcionamento a partir da segunda-feira (18). Na prática, as lojas e estabelecimentos que já estavam com as portas abertas ganharam apenas um horário a ser cumprido.

No documento, a prefeita Lucimar Campos (DEM) estipula o funcionamento do comércio em geral das 8h às 18h. Já mercados, padarias, lanchonetes, bares e restaurantes poderão manter as portas abertas das 6h às 21h.

No mesmo decreto, Lucimar mantém o funcionamento do shopping da cidade entre 10h e 20h, incluindo a praça de alimentação.

Conveniências de bebidas também poderão funcionar entre 6h e 21h, desde que não haja consumo no local.

As “novas” medidas foram tomadas após o aumento dos casos de covid-19 no município. Os números saltaram de 21 para 61 casos em uma semana.

Nesta quinta-feira (14), Várzea Grande registrou a terceira morte pela doença. É o terceiro município do Estado com o maior número de casos, desde o início da pandemia.

“O Poder Público cuida de toda a cidade e, portanto, tem suas obrigações para com a população e com a cidade e temos que manter as coisas funcionando, mas com regras e com rigor na fiscalização”, afirmou a prefeita.

Servidores públicos municipais

Os servidores da Prefeitura de Várzea Grande também terão novo horário de trabalho a partir de segunda-feira. De acordo com o decreto, eles deverão trabalhar das 8h às 13h. No restante do expediente, o trabalho deve ser realizado no sistema home office.

A norma, porém, não se aplica aos servidores da saúde, fiscalização, obras e mobilidade urbana.

Esportes e espaços públicos

A Prefeitura também proibiu a realização de jogos de futebol ou de qualquer outro esporte em campos, quadras e espaços públicos e privados. A lista inclui o Ginásio do Fiotão, o Estádio Municipal “Dito Souza” e outros espaços.

A ideia do Executivo é evitar aglomeração de pessoas.

O decreto não traz mudanças sobre o funcionamento de academias. A cidade é uma das poucas do Estado que liberou o funcionamento delas.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes