Comportamento

Liberação de academias é debatida e projeto prevê status de serviço essencial em MT

O setor foi um dos primeiros a parar com a pandemia e, até agora, não tem previsão de retorno

2 minutos de leitura
Liberação de academias é debatida e projeto prevê status de serviço essencial em MT
(Foto: Freepik)

Serviço essencial à sociedade. A prática de atividades físicas está perto de ganhar esse título em Mato Grosso. Um projeto de lei nesse sentido está em debate entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Assembleia Legislativa.

Entre os pontos de discussão, duas prioridades: o retorno das atividades de academias e empresas semelhantes – paralisadas devido às medidas de isolamento social para combate ao coronavírus – e uma linha de crédito mais atrativa, que possibilite o acesso de mais pessoas a esse tipo de serviço.

“É um segmento que oferece atividades voltadas à promoção da saúde. São espaços essenciais para a sociedade, por isso precisam ser declarados como prioridade. E esse projeto de lei pretende beneficiar esses empreendimentos, com incentivos para que seus serviços sejam mais baratos e possam ser alcançados por mais pessoas”, defende o secretário Allan Kardec.

LEIA TAMBÉM

No início da semana, Kardec e o secretário adjunto Jefferson Carvalho se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), e representantes de academias, escolas de ginástica, natação e Crossfit.

Discutiram, justamente, as dificuldades do segmento durante o período de isolamento social. Um cronograma de retorno das atividades foi debatido. A proposta foi de uma retomada de atividades ao ar livre e de personal trainners, que não realizem atividades em áreas fechadas.

“O setor foi um dos primeiros a ter os serviços suspensos para ajudar a conter a expansão do coronavírus. Estamos trabalhando para encontrar formas de atender as suas reivindicações e buscar recursos para minimizar os impactos econômicos provocados pela pandemia”, explicou Kardec.

Segundo o secretário, o governo vem buscando oferecer o suporte possível, atuando em contato com o Poder Legislativo e com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), além da agência de fomento estadual, o Desenvolve MT.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes