Eleições 2022

Unanimidade: TSE cassa candidatura de Neri Geller ao Senado

Nome do deputado cassado ainda vai aparecer nas urnas, mas os votos nele devem ser anulados

1 minuto de leitura
Unanimidade: TSE cassa candidatura de Neri Geller ao Senado
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o pedido de candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado. O julgamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) e foi decidido à unanimidade.

Como as urnas eletrônicas que serão usadas na eleição deste domingo (2) já foram lacradas, o nome de Geller ainda estará disponível para os eleitores, mas os votos depositados nele serão anulados.

A decisão do TSE levou em consideração outro julgamento da própria Corte, o que cassou o mandato dele de deputado federal no dia 23 de agosto. Geller foi acusado de fazer triangulação financeira na campanha eleitoral de 2018.

Com a cassação, Neri Geller ficou inelegível, mas como tinha o direito de recorrer, ainda conseguiu, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – num julgamento apertado, de 4 votos a favor e 3 contra – o registro para disputar o cargo ao Senado.

LEIA TAMBÉM

A decisão do TRE de Mato Grosso, todavia, foi questionada pelo Ministério Público Eleitoral, o que resultou no julgamento desta quinta-feira.

O que diz Neri Geller?

À reportagem do LIVRE, a assessoria de Neri Geller afirmou que o processo ainda não transitou em julgado e que ele vai recorrer, o que ainda lhe dá a possibilidade de conseguir o registro da candidatura e a contagem dos votos que receber no domingo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes