Cidades

Todos por Hya Giroto: amigos fazem campanha para arrecadar dinheiro para jovem atropelada

3 minutos de leitura
Todos por Hya Giroto: amigos fazem campanha para arrecadar dinheiro para jovem atropelada

Amigos da jovem Hya Girotto Santos, de 21 anos, que foi atropelada no último domingo (23) e está internada no Pronto Socorro de Cuiabá desde então, estão fazendo uma campanha de arrecadação de dinheiro para ajudar no tratamento da jovem.

Hya foi atropelada junto aos amigos Myllena de Lacerda Inocencio, 22 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu, e Ramon Alcides Viveiros, 25 anos, que segue em coma induzido na Amecor, depois de sofrer um traumatismo craniano. Os três atravessavam a Avenida Isaac Povoas quando foram atingidos pela professora Rafaela Screnci.

Quadro de saúde

A estudante está internada desde o dia do atropelamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-socorro de Cuiabá. O irmão dela, Leandro Girotto, disse ao LIVRE que a jovem está sendo muito bem atendida na unidade, porém, ainda corre o risco de ter o braço amputado.

“Transferida ela não será, porque todo atendimento que precisa ela está recebendo no Pronto-socorro, na UTI. O quadro dela é estável e hoje à tarde ela vai até o Hospital São Matheus, onde fará uma angiotomografia e vai retornar para o Pronto-socorro”, disse o irmão da estudante.

[featured_paragraph]Segundo Leandro, a família da professora Rafaela Screnci, que estava dirigindo o carro que atingiu os três jovens, está dando todo apoio a Hya. Inclusive, quem está pagando pela angiotomografia é o pai de Rafaela. “O pai dela está prestando toda assistência, a irmã dela também”, afirmou. [/featured_paragraph]

Hya segue em coma induzido, acordando apenas em alguns momentos, em que ela abre o olho e movimenta as pernas, apenas ainda não fala. Segundo o irmão, a jovem não teve nenhuma lesão na cabeça e nas pernas.

“Ela passou por duas cirurgias na segunda-feira, uma no ombro, para voltar para o lugar, e conseguiram, e a outra para localizar a artéria que está obstruindo a passagem de sangue para o braço. Localizaram essa artéria, só que não localizaram o local exato que está obstruído, aí os médicos acham que está perto do coração, a aorta dela”, disse Leandro.

Hya Girotto (à esq.) com a amiga Myllena que não resistiu aos ferimentos / Foto: Suellen Pessetto / O LIVRE

O exame que será realizado nesta quarta-feira (26) irá possibilitar que o local de obstrução seja localizado. “Por enquanto, o maior risco é o braço. Existe ainda a possibilidade de amputação, melhorou depois da cirurgia feita na segunda-feira, deu um pouco mais de pulsação, mas ainda existe esse risco”.

A jovem segue entubada e, segundo o irmão, assim continuará até que não haja mais o risco de que tenha um problema no coração. “Não podem tirar o tubo enquanto não for descartada a hipótese do coração, porque se tirar o tubo ela morre, se realmente for um problema no coração, por isso faremos esse exame hoje”, afirmou o irmão.

Quanto ao pulmão, que estava com líquido, ele disse que tem sido drenado aos poucos e ela está melhorando. Segundo Leandro, que está acompanhando o tratamento da irmã de perto, a família de Hya está abalada, porém, tentando ser forte e está confiante que ela logo estará bem.

Todos Por Hya Girotto

Pensando em gastos futuros, amigos de Hya estão arrecadando dinheiro para ajudar no tratamento da jovem. A campanha, titulada “#TodosPorHyaGirotto”, teve início nessa terça-feira (25).

“Estamos nos antecipando para o futuro, sabemos que os gastos serão enormes”, disse Leonardo Patrick, um dos melhores amigos de Hya e Myllena, que está a frente da campanha de arrecadação.

Quem quiser ajudar, pode depositar diretamente na conta da mãe de Hya, Edna Maria Girotto: Caixa Econômica Federal. Agência: 2985. Conta: 00011364-0. Operação: 013. CPF: 473.956.051.87.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes