Cidades

CRM: Cuiabá vive surto de doença respiratória que atinge principalmente crianças

Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá se reuniram para traçar ações.

1 minuto de leitura
CRM: Cuiabá vive surto de doença respiratória que atinge principalmente crianças
Santa Casa.

A superlotação de postos de saúde e do Hospital Santa Casa de Cuiabá tem sido causada por um surto de doença respiratória.

A quantidade de pacientes aumentou três vezes em abril.“É uma doença brônquio- respiratória que atinge as crianças na fase de primeira imunização. É uma doença sazonal, mas que pode evoluir para quadro grave. O que tem acontecido é que toda o estado está vindo para Cuiabá para ser atendido”, disse o médico Osvaldo Mendes, 2° vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT).

A coordenação da Santa Casa, hospital de atenção secundária, disse que a demanda até o dia 20 deste mês atingiu 3 mil pacientes pediátricos. A quantidade é o triplo da de março.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, disse que, somente em um posto, na semana, foram atendidos 450 crianças. O fluxo comum oscilaria em torno de 150 atendimentos por dia.

A prefeitura e o estado se reuniram hoje (24), junto com o CRM-MT, para debater um modo de urgência para atender a nova demanda. Mas não houve um acordo formal de alternativa.

A Santa Casa defende um sistema de triagem para distribuir adequadamente os pacientes por quadro de saúde. A coordenadoria diz que até 90% dos atendimentos são de classificação azul, que deveriam ser recebidos pelos postos de saúde, controlados pelas prefeituras.

O secretário Deiver Teixeira diz que não vê necessidade de um sistema de triagem nem de um hospital de campanha para normalizar o fluxo. Quanto aos atendimentos, ele afirmou que os pacientes estão sendo recebidos nos postos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes