Sem PCHs, Baixada Cuiabana perde investimento de R$ 6 bilhões

Deputada diz que votação ocorreu sem discussão para esclarecer "achismo" de impacto ambiental de usinas

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) diz que a proibição de instalar pequenas hidrelétricas às margens do rio Cuiabá deve retirar investimento de R$ 6 bilhões em municípios da Baixada Cuiabana e afastar novas intenções de empreendimento em outras regiões. 

A parlamentar esteve no grupo da minoria que tentou barrar a votação do projeto de lei do deputado Wilson Santos (PSD), nessa quarta-feira (4). Segundo ela, o assunto teve a atenção necessária na avaliação de eventuais impactos ambientais e projeção econômica. 

“O debate faria os deputados tirarem muitas dúvidas e não votaríamos esse projeto somente no achismo de que vão acabar os peixes no rio Cuiabá depois das PCHs (pequenas centrais hidrelétricas). Nós nem temos condições de votar esse projeto agora por causa campanha eleitoral… o quórum dos deputados tem estado baixíssimo nas últimas semanas”, comentou. 

LEIA TAMBÉM:

O projeto de lei votado em primeiro turno ontem veta a instalação de qualquer tipo de hidrelétrica às margens do rio Cuiabá. O texto recebeu 12 votos a favor e três contra, com interrupção da sessão quase meia hora da sessão para analisar o regimento interno sobre a concessão de vista – o que adiaria a votação. 

Conforme Janaína, as informações apresentadas por uma empresa interessada na concessão mostraram um modelo de PCH diferente da instalada na usina de Manso. Ainda de acordo com a parlamentar, a captação de água seria feita ao nível do rio e seria construída uma estrutura para permitir a reprodução de peixes no período da piracema. 

Janaína Riva de origem na região do Vale do Arino, onde alguns municípios têm interesse na instalação de usinas hidrelétricas nos rios que cortam seus territórios. A mensagem do governo ainda em trâmite na Assembleia Legislativa prevê a instalação de seis PCHs, entre o Distrito da Guia e Nobres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. O QUE IMPORTA SÃO OS 6 BILHÕES ?. MAS PRA NATUREZA E PRA POPULAÇÃO DO ENTORNO É ÍNFIMO, NÓS SOMOS EXPORTADORES DE ENERGIA, VAMOS PRA ENERGIA SOLAR MENOS GANÂNCIA.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMs. Marvel será exibida em cinemas no Paquistão
Próximo artigoBolsonaro sanciona Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher