Principal

Projeto leva atrações culturais a comunidades rurais de Chapada

3 minutos de leitura
Projeto leva atrações culturais a comunidades rurais de Chapada

divulgação

luciano bortoluzzi

Maestro Joanim, é mais um dos personagens do incansável animador cultural, Luciano Bortoluzzi

 

A partir do dia 4 de novembro, moradores das comunidades das zonas rurais de Chapada dos Guimarães terão acesso gratuito a atrações culturais. Shows, peças de teatro e oficinas compõem a programação especial da Mostra da Alegria, realizada pelo o Trio Pirathiny e o Instituto Cultural América (Inca).

Os grupos que vão realizar as atividades, são formados por artistas de Chapada dos Guimarães. São profissionais das artes de várias linguagens artísticas que uniram forças com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e levar programação variada a regiões que têm pouco acesso a conteúdos culturais. São eles: o Ballet Rachel Galesso, Grupo de Siriri Patucha, Bordadeiras de Chapada/NEON, Chapada em Concerto, Cia Alegrís, Cia D’Artes do Brasil, Banda Alzheimer e o próprio grupo circense, Trio Pirathiny. 

A primeira comunidade a receber a trupe é a Morro do Bom Jardim que acolhe o projeto no Centro Cultural Almir Pereira Nunes, também conhecido como Sítio dos Amigos.

Às 9 horas, a Cia Alegrís entra em cena com o espetáculo “A Benzeção da Terra”. Na sequência, às 10h15, tem oficina de brinquedos populares com Micheli Sierra e Lótus Reuben.

Tiemi Otomura

brinquedos artesanais

 

No período da tarde, precisamente às 15h, o Trio Pirathiny encena “Esperando o Lima”, seguido do grupo de siriri, Patucha, com seu trio folclórico. Às 18h30 a programação encerra com a exibição dos filmes produzidos pela Cia D´Artes do Brasil, de Amauri Tangará e Tati Mendes. O plateia ao certo se entusiasmará com Pobre É quem Não tem Jipe e Pagando Mico. 

filme de Amauri Tangará

Pobre é quem não tem Jipe

A Mostra circula ainda com outras atividades, pelas comunidades de João Carro, nos dias 9 e 11 de novembro; retorna a Bom Jardim no dia 3 de dezembro e segue para Água Fria nos dias 5 e 9 de dezembro.

O projeto é impulsionado pela vontade de transformar realidades, especialmente, do visionário Luciano Bortoluzzi, idealizador do Trio Pirathiny. “Voltamos à Chapada dos Guimarães e para ficar. Voltamos fortes e reunindo talentos chapadenses. Vai ter dança, música folclórica, música instrumental erudita e popular, teatro, cinema, circo, oficinas de bordados, de confecção de brinquedos populares e as oficinas de palhaçaria”, conta o palhaço, ator e produtor. A companhia de circo itinerante fundada em São Paulo, tem como missão chegar a lugares alternativos, como ruas, praças, escolas, hospitais, ilhas e parques nacionais, tendo inclusive, chegado ao outro lado do oceano, com apresentações na Alemanha e França.

Em 2012, montaram uma lona de circo em Chapada dos Guimarães, que abrigou uma série de shows musicais, teatro e circo. Em 2013, voltaram à estrada e agora, retornam ao município mato-grossense com força total. A Mostra da Alegria é patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura via emenda parlamentar da Assembleia Legislativa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes