Judiciário

Prefeito de Diamantino é alvo de operação de combate à corrupção

Estão sendo cumpridos mandados na prefeitura da cidade e nas casas do prefeito e de mais um alvo da Operação Avaritia

2 minutos de leitura
Prefeito de Diamantino é alvo de operação de combate à corrupção
(Foto: reprodução / Instagram)

O prefeito de Diamantino (185 km de Cuiabá), o médico Manoel Loureiro Neto, 60 anos, é alvo da Operação Avaritia, realizada hoje (15) pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), por meio do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e com apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), em combate à corrupção.

Segundo o MPE, há dois alvos, sendo o prefeito o principal. Na manhã de hoje (15), estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na prefeitura da cidade e nas residências dos alvos.

A operação está sob sigilo. Porém, ainda hoje o Naco entrará com pedido ao Tribunal de Justiça para a retirada do sigilo nas investigações.

A operação levou o prédio da prefeitura de Diamantino a ser fechado hoje. Por isso, os servidores foram liberados e não houve expediente. A prefeitura divulgou a informação e comunicou que amanhã (16) o atendimento retornará ao normal, das 7h às 13h.

O nome da operação, Avaritia, significa avareza no latim.

O alvo

Nascido em Rosário Oeste, Manoel Loureiro é médico desde 1986, possui especialidades em 4 áreas, e é servidor concursado da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Ele entrou para a política quando eleito para vereador em Rosário Oeste, onde, inclusive, foi presidente do parlamento. Em seguida, também foi eleito vereador em Diamantino, onde também foi presidente da Câmara de Vereadores por dois anos.

Loureiro ainda tentou ser prefeito de Nobres, mas perdeu a eleição. Em Diamantino, foi eleito em 2020, quando venceu o então prefeito, Eduardo Capistrano de Oliveira.

O que disse a prefeitura de Diamantino?

Em nota, a prefeitura afirmou que contribuiu com a operação fornecendo os documentos relativos a obra de construção do alambrado no novo cemitério municipal, a construção de 3 salas de aula na Escola Municipal de Educação Infantil Criança Feliz e acerca da construção de uma cobertura para quadra poliesportiva na Escola Municipal Castro Alves na Caeté.

O prefeito Manoel Loureiro Neto disse ter ficado surpreso com a operação, pois já havia sido intimado para apresentar os documentos exigidos pelo Ministério Público e cumprido com as diligências.

Loureiro ainda declarou que “todas as decisões no âmbito da Prefeitura de Diamantino são tomadas pensando no melhor para os diamantinenses” e completou firmando “seu compromisso com o dinheiro público, o cuidado com o cidadão e desenvolvimento de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e a economia do município”, diz trecho da nota.

A prefeitura e o prefeito se colocaram à disposição das autoridades e afirmaram “confiar nas instituições para a apuração da verdade”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes