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Na quinta, Receita consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

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Na quinta, Receita consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Imposto de Renda

 Idosos e pessoas com deficiência são prioridades no primeiro lote

A partir da próxima quinta-feira (8), às 9h, estará disponível a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2017. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016, informou a Receita Federal.

O primeiro lote vai englobar 1.636.218 contribuintes – os depósitos serão feitos no dia 16 de junho, totalizando mais de R$ 3 bilhões. Este lote contempla os contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 de pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se foram apontadas inconsistências de dados. Se isso tiver ocorrido, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização por meio de uma declaração retificadora.

A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones. Com ele, será possível consultar diretamente a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Esqueceu?
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate neste prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

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