Bombou na web

Meta errada: Justiça de São Paulo manda Mark Zuckerberg trocar nome de empresa

Uma Meta brasileira entrou com o processo alegando que vem sendo prejudicada por ser confundida com a americana

2 minutos de leitura
Meta errada: Justiça de São Paulo manda Mark Zuckerberg trocar nome de empresa
(Foto: Thought Catalog / Pexels)

Meta, a empresa de Mark Zuckerberg, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, pode ter que trocar de nome. Pelo menos aqui no Brasil. Trata-se de uma decisão judicial atendendo a um pedido de outra Meta, essa brasileira.

A Meta brasileira entrou na Justiça alegando que vem sofrendo prejuízos por conta de queixas de usuários contra a Meta de Zuckerberg. O problema é que as pessoas confundem as duas empresas.

O fato do “nome completo” da Meta brasileira ser Meta Serviços em Informática também não ajuda.

Acontece que a Meta brasileira foi registrada primeiro, em 2008, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

A de Zuckerberg só surgiu em 2021. Por isso, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) foram unânimes: a empresa americana tem 30 dias para trocar de nome no Brasil.

Meta errada!

Entre os prejuízos que a Meta brasileira vem sofrendo estão, justamente, processos na Justiça. Eles passaram de 23, em meados do ano passado, para mais de 140. Todos errados.

As ações, em geral, tratam de problemas relacionados ao WhatsApp, Facebook e Instagram. Também há queixas no Procon e no site Reclame Aqui. Além de mensagens de ódio contra a empresa americana, mas dirigidas à brasileira.

A Meta de Zuckerberg ainda não foi ouvida no processo e pode recorrer. Mesmo assim, o prazo de 30 dias para a troca de nome já está correndo. Caso ele seja descumprido, a decisão da Jusitça de São Paulo prevê uma multa de R$ 100 mil por dia.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes