Comportamento

3 vezes menos atentos: o que as redes sociais fizeram com nossos cérebros?

Pesquisadores do mundo afirmam que estamos perdendo nossa capacidade de prestar atenção nas coisas e o motivo é o uso de redes sociais

1 minuto de leitura
3 vezes menos atentos: o que as redes sociais fizeram com nossos cérebros?
(Foto: Ola Dapo / Pexels)

As redes sociais nos transformaram em pessoas 3 vezes menos atentas. Ou 3 vezes mais impacientes. É o que alguns psicólogos e especialistas do mundo têm apontado: estamos perdendo nossa capacidade de nos concentrar em algo por muito tempo.

E quando eu digo “muito” estou sendo bem generosa, porque a média de atenção do ser humano “normal” está na casa dos 47 segundos!

Sim, 47 segundos é o tempo pelo qual você, provavelmente, presta atenção em algo nas redes sociais até outra coisa parecer mais interessante.

Em 2004, estudos apontavam que esse tempo médio era de 2,5 minutos, ou seja, 3 vezes maior. E em 2014, ele já tinha caído significativamente, para 75 segundos.

Essa queda constante fez os especialista na área chamarem o fenômeno de “cérebro de pipoca”, porque sua mente fica “pulando” de assunto em assunto, à medida que você rola o feed de alguma rede social.

Sim, rolar o feed! Achou que a pesquisa sobre quantos metros de barra de rolagem você costuma percorrer todos os dias era bobagem?

Pesquisas têm reforçado o entendimento de que alguns aplicativos são feitos para provocar esse desejo em você, quase que como um vício. E são eles os responsáveis por você não conseguir se concentrar em mais nada por muito tempo.

A solução? É isso mesmo que você está pensando: evitar o uso das redes sociais. Não tem jeito. Além disso, voltar a praticar atividades que exijam mais tempo de atenção, como a leitura, podem ajudar.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes