Eleições 2022

Mauro ultrapassa 50% das intenções de voto em Cuiabá e Várzea Grande; Márcia fica estável

Pesquisa do Gazeta Dados aponta que o candidato à reeleição conseguiu equalizar preferência nos dois maiores colégios a outras regiões

2 minutos de leitura
Mauro ultrapassa 50% das intenções de voto em Cuiabá e Várzea Grande; Márcia fica estável
(Foto: Divulgação / União Brasil)

O governador Mauro Mendes (União Brasil) conseguiu avançar nas intenções de voto em Cuiabá e Várzea Grande, os dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso e territórios mais propensos à influência da candidata Márcia Pinheiro (PV). 

Conforme a pesquisa do Gazeta Dados, Mauro Mendes conseguiu ultrapassar a marca de 50% das intenções de votos nas últimas semanas. Na primeira pesquisa em Cuiabá, ele tinha 51% e agora está com 58%. O avanço foi maior em Várzea Grande, onde ele saiu de 44% para 63%. 

O levantamento mostra que Mendes conseguiu equalizar a proporção de eleitores na Grande Cuiabá a outras regiões, cuja preferência por ele era maior já no início da campanha. 

Na contagem dos votos válidos, que deixa de fora do cálculo os votos em branco e nulos, Mauro Mendes 75,3% dos votos em Cuiabá e 75,9% em Várzea Grande. 

Já Márcia Pinheiro não conseguiu avançar na intenção de votos no mesmo período. Na primeira pesquisa em Cuiabá ela apareceu com 15% e ficou estável no resultado de agora. 

Em Várzea Grande, ela oscilou de 16% para 18%. A candidata teve queda no cálculo dos votos válidos nas duas cidades. Em Cuiabá, ela aparecia com 22% na primeira pesquisa e com 24,6% em Várzea Grande. Os números atualizados estão em 19,4% e 21,6%, respectivamente. 

O pastor Marcos Ritela (PTB) aparece com 3% das intenções de votos e 3,9% dos votos válidos em Cuiabá, crescimento na casa de 1 ponto percentual em relação à primeira pesquisa. Ele variou entre 1% e 2% em Várzea Grande nos dois cenários. 

Uma trajetória semelhante ocorreu para Moisés Franz (Psol). Ele tem 1% das intenções de votos em Cuiabá e Várzea Grande e 1,2% dos votos válidos. Em relação à primeira pesquisa, a oscilação ficou abaixo de 0,5 ponto percentual. 

Segundo o instituto Gazeta Dados, as pesquisas foram realizadas entre 25 e 26 de setembro e ouviu 178 bairros em entrevista direta em Cuiabá e 88 bairros, também presencialmente, em Várzea Grande. 

A margem de erro está em 5 pontos percentuais para mais ou para menos. As pesquisas foram registradas na Justiça Eleitoral com os números MT-05476/2022 e MT-07272/2022.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes