Colunas

Turismo consciente e consistente

2 minutos de leitura
Turismo consciente e consistente
(Foto: Reprodução/O Livre)

Hoje, 27 de setembro, comemoramos o Dia Mundial do Turismo e Mato Grosso possui alto potencial turístico que se devidamente explorado, renderia um excelente resultado. Aqui, temos os três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal: imaginem a quantidade de rios, cachoeiras e lindas paisagens, com formações rochosas, cânions e cavernas, disponíveis para a gente se aventurar?!

O turismo mato-grossense está muito ligado à natureza e às belezas naturais que a nossa terra oferece. As serras, os paredões de montanhas e os rios de águas cristalinas encantam a todos que passam por estes cenários paradisíacos. Por isso, temos potencial para oferecer a prática de esportes radicais, turismo rural e ecológico, dentre outras atividades.

Apesar de o nosso Estado ser rico em belezas naturais, o turismo ambiental é pouco explorado, e ainda há pouca conscientização sobre as questões de preservação e sustentabilidade. Dentre os 141 municípios mato-grossenses, pelo menos 85 deles tem algum potencial turístico, mas, infelizmente, nem metade deles são explorados.

Se o turismo ambiental é pouco explorado, imagine o etnoturismo? Este último, para quem não conhece, é voltado a mostrar um pouco sobre a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas e quilombolas.

Então, quero aproveitar este momento para trazer uma reflexão sobre a importância de se investir no Turismo, visto que ele tem potencial para ser um dos pilares da economia do nosso Estado.

Eu vou atuar no fortalecimento do turismo em Mato Grosso, apoiando os municípios com potencial turístico, para que eles consigam investir em infraestrutura do turismo Ambiental, Ecoturismo e Etnoturismo.

Além disso, vou fomentar a qualificação profissional da população destas cidades, principalmente a rural, quilombola e indígena, para que sejam capacitados no setor turístico e tenham condições de atenderem estas demandas. Meu principal objetivo é fomentar a geração de emprego e renda destas comunidades.

Para se ter ideia, segundo o Índice de Atividades Turísticas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor registrou alta de 50,2% nos primeiros cinco meses de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado em todo o país. No entanto, Mato Grosso está bem abaixo deste percentual onde os índices apontam uma recuperação lenta do setor, somando cerca de 15% ao ano.

Vamos ajudar o turismo crescer, de forma prudente, consciente, com profissionais qualificados para atender os turistas, cuidando das nossas belezas naturais, preservando e usufruindo com responsabilidade, como se fosse a nossa casa e de fato é!

Sirlei Theis é advogada, gestora pública, treinadora comportamental e candidata a deputada federal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes