Judiciário

Justiça Eleitoral manda a PF investigar Márcia Pinheiro por difamação e calúnia

Juiz Sebastião Almeida acatou pedido da PRE, que disse ver campanha de difamação da candidata contra o governador Mauro Mendes

1 minuto de leitura
Justiça Eleitoral manda a PF investigar Márcia Pinheiro por difamação e calúnia
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Justiça Eleitoral mandou a Polícia Federal abrir inquérito contra a candidata ao governo, Márcia Pinheiro (PV), pela suposta prática dos crimes de calúnia e difamação contra o governador Mauro Mendes (União) e sua família.  

 A investigação, autorizada pelo juiz Sebastião Almeida, foi requerida pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE). O fato levado em conta pelo órgão foram as declarações feitas nas propagandas eleitorais de Márcia que “induziriam” à conclusão de enriquecimento ilícito do filho do governador, Luiz Antônio Mendes.  

A informação da peça veiculada havia sido divulgada em entrevista por Márcia Pinheiro e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), coordenador-geral da campanha da esposa. Eles disseram que Luiz Mendes faria parte do grupo de acionistas de 30 empresas, que teria faturado cerca de R$ 3 bilhões desde a vitória de Mendes nas eleições de 2018. 

Recurso da defesa de Mauro Mendes conseguiu derrubar a propaganda com a justificativa de que pessoas de fora da disputa eleitoral estavam sendo atacadas. A Justiça acatou a ação e mandou a campanha de Márcia suspender a exibição. 

Porém, a peça teria sido exibida outras 25 vezes depois da ordem, o que levou a Justiça a suspender todo o espaço de propaganda de Márcia Pinheiro no horário eleitoral gratuito e a aplicar multa de R$ 100 mil. 

A defesa de Márcia contestou as duas decisões. Primeiro, disse que não teria atacado a honra do candidato Mauro Mendes e depois que a suspensão da propaganda no horário eleitoral foi “excessiva”. 

Sobre a investigação autorizada à Polícia Federal, a assessoria de campanha da candidata disse que irá recorrer da ordem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes