Juiz prorroga quarentena por mais 7 dias em Cuiabá e VG

Atividades econômicas não essenciais vão continuar suspensas até 17 de julho

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

Cuiabá e Várzea Grande vão ficar mais sete dias em quarentena. A determinação é do juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara Especializada de Saúde, da Região Metropolitana.

A decisão seguiu sugestão dada pela Prefeitura de Várzea Grande e recebeu apoio da prefeitura da Capital, durante audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (9).

Com a prorrogação da quarentena, que encerraria na sexta-feira (10), as atividades econômicas não essenciais deverão continuar suspensas até dia 17 de julho, sexta-feira da próxima semana.

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) comentou que respeita a decisão do magistrado, mas que insiste no direito em tomar decisões como gestor.

“Sou a favor de salvar vidas, inclusive, essa é a minha missão durante o enfrentamento à pandemia”, destaca o prefeito, por meio de nota.

Ao acatar acordo das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, Lindote não acolheu de forma integral o pedido feito pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que solicitou no mínimo mais 14 dias de quarentena nas duas cidades.

O juiz Lindote argumentou ao dirimir sobre a questão da quarentena, que sua decisão não está criando políticas públicas a seres desempenhadas pelo Poder Executivo, mas sim, conhecendo se os entes públicos estão cumprindo com suas obrigações institucionais e constitucionais.

“O que não se pode é aceitar que mais vidas sejam perdidas ante o atraso e ineficiência do aparelho estatal. Os óbitos estão aumentando diariamente e a tendência é que mais pessoas venham a sucumbir diante da falta de assistência médica adequada”, afirmou o juiz.

Lindote ainda estabeleceu que ao final dos sete dias de quarentena, poderá convocar nova audiência de conciliação, ou prorrogar por mais sete dias as medidas de combate ao coronavírus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCuiabá e VG querem só mais sete dias de quarentena; decisão depende de juiz
Próximo artigoUFMT retoma aulas virtualmente no dia 10 de agosto

O LIVRE ADS