Mato Grosso

Governo de Mato Grosso veta suspensão e vai cobrar ICMS na energia solar

PGE diz que projeto de lei complementar é "inconstitucional"

1 minuto de leitura
Governo de Mato Grosso veta suspensão e vai cobrar ICMS na energia solar
Reprodução

O governo de Mato Grosso vetou integralmente o projeto de lei que impede o Estado de cobrar imposto sobre a energia solar. O texto do veto publicado no Diário Oficial de terça-feira (22) diz que o projeto é inconstitucional por falta de convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) disse ainda que o projeto não apresenta o impacto financeiro para a economia do Estado com a suspensão do ICMS. Segundo o órgão, a arrecadação tem sido de R$ 3 milhões ao ano. 

Tentativa de suspensão da cobrança

O projeto de lei foi votado e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no fim de maio. O autor da proposta, deputado Faissal Calil (PV), afirmou que o projeto de lei complementar corrigia brecha na lei em vigor desde 2019, que permite ao Estado a cobrar ICMS sobre a geração de energia solar. 

A modificação apresentada por ele fixava a suspensão da cobrança até 31 de dezembro de 2027. A regra valaria para os consumidores que fazem uso de usinas solares fotovoltaicas e que pretendem aderir a esta modalidade de geração de energia elétrica. 

O veto do governador deve ir para Assembleia Legislativa para análise em plenário. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes