14 de abril de 2026 11:42
DestaquesMato GrossoSeleção dos Editores

Fechamento ou otimização? Governo pretende desativar escolas e deputados cobram diálogo

Foto de André Souza
André Souza

Sob o argumento de otimizar recursos, o Governo de Mato Grosso pretende desativar 19 escolas em todo o Estado. A ideia é que as atividades migrem para outras unidades descentralizadas. E o assunto virou uma queda de braço. Quem é contra, fala em fechamento, enquanto o governo nega.

A reportagem do LIVRE já havia solicitado informações à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre a questão.  O órgão, porém, negou a desativação e, por meio de nota, afirmou que se tratava de “uma questão administrativa que visa minimizar a subutilização da rede física das escolas“.

Nesta quarta-feira (25), o secretário estadual de Educação, Alan Porto, participou de uma sessão com deputados estaduais, que cobraram mais explicações sobre as mudanças.

LEIA TAMBÉM

“O que nós estamos fazendo é um redimensionamento e reordenamento das nossas unidades escolares, que tem como foco uma infraestrutura mais adequada, um Ideb de qualidade e a localização dos nossos alunos”, afirmou Porto.

Entre as 19 escolas estaduais que serão desativadas, duas estão em Cuiabá (Newton Alfredo Aguiar e Fenelon Müller) e três em Várzea Grande (Mercedes Paula Soda, Ernandy Maurício Baracat de Arruda e Miguel Baracat).

Os alunos dessas unidades serão remanejados para outras, localizadas nas proximidades e que, segundo a Seduc, possuem infraestrutura mais adequada.

(Foto: Angelo Varela/ALMT)

Com essas medidas, o governo vai, por exemplo, economizar R$ 14 mil de aluguel de um prédio que não teria condições adequadas para abrigar os alunos. “Isso é um respeito com o dinheiro público”, argumentou o secretário.

Diálogo

Para os deputados, contudo, a situação desrespeita a comunidade escolar.

As escolas estão sendo surpreendidas com os comunicados de que serão fechadas. Não há respeito por parte do governo. O respeito que vocês pedem dos trabalhadores, dos alunos e da comunidade vocês não praticam. Se praticassem, vocês sentariam com todas as comunidades escolares para debater a situação delas e não fizeram isso”, afirmou o deputado Lúdio Cabral (PT).

Lúdio foi o autor do pedido para que Porto fosse até a Assembleia tratar da questão.

A sugestão do deputado é que o governo do Estado suspenda a iniciativa e dialogue com as escolas. Uma audiência pública, com a finalidade de ampliar o debate, deve ser realizada em breve.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Força Tática prende homem por áudio com ameaças a policiais em Cuiabá

Suspeito incitava ataques contra agentes e foi autuado por apologia ao crime
Crônicas Policiais

Operação Dupla Face investiga esquema milionário de corrupção em Livramento

Mandados miram grupo suspeito de desviar recursos da saúde, educação e assistência social e bloqueiam mais de R$ 500 mil
Crônicas Policiais

Polícia Civil desarticula esquema de drogas e prende dois traficantes em Canarana

Entorpecentes eram escondidos em tambor enterrado e seriam distribuídos em vários pontos da cidade
Geral

Bombeiros alinham estratégias contra incêndios florestais em Chapada dos Guimarães

Reunião reúne autoridades e comunidade para reforçar ações integradas durante o período de estiagem