Fávaro defende renovação do Fethab 2 para investir em estradas

Desvio de finalidade do fundo foi duramente criticado pelo setor produtivo

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD) afirmou que é favorável à continuidade da cobrança adicional do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). Representante do agronegócio e ex-presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Fávaro disse que essa receita é importante para melhorar as estradas em Mato Grosso.

“O Fethab tem uma finalidade específica, que é fazer infraestrutura logística. Sou a favor do Fethab 2 mas sou radicalmente contra o desvio de finalidade. Eu mantenho a coerência sempre”, afirmou Fávaro ao LIVRE.

Candidato ao Senado nas eleições deste ano levantando a bandeira do agronegócio, Fávaro terminou em terceiro lugar e não conseguiu se eleger. Mesmo com a derrota, ele disse que pretende trabalhar pelo Estado fazendo interlocução com a esfera federal, e descartou assumir cargos no governo estadual.

O chamado Fethab 2 dobra a contribuição do fundo principal sobre operações envolvendo commodities como soja, algodão, madeira e gado em pé e tem arrecadação prevista de R$ 375 milhões neste ano. Para ter validade em 2019, a contribuição precisa ser renovada ainda neste ano, pois a previsão é que seja encerrada em 31 de dezembro.

O governador eleito, Mauro Mendes (DEM), pediu ao atual gestor, Pedro Taques (PSDB), em reunião na semana passada, que prorrogue a contribuição. Taques respondeu que iria analisar o pedido. Antes da reunião, o tucano já havia sinalizado que não tinha intenção de renovar o fundo, como havia prometido na campanha eleitoral.

As principais críticas do setor produtivo ao Fethab nos últimos anos foram o uso de recursos do fundo para aplicar em outras áreas. Além disso, em 2017, o fundo foi usado para pagar empréstimos de obras de estradas, em vez de aplicar em novas obras, aproveitando uma brecha aprovada no Teto de Gastos.

Atendendo a pedidos dos produtores, o governador Pedro Taques criou uma conta exclusiva para o Fethab 2, para garantir que o recurso seja aplicado somente em estradas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCasal morre em acidente na noite de domingo em Sinop
Próximo artigoEvento celebra identidade afro-brasileira com atrações artísticas e atividades de formação