Mato Grosso

Em tramitação na AL, PEC do TCE pode mudar rumo de eleição para presidente

1 minuto de leitura
Em tramitação na AL, PEC do TCE pode mudar rumo de eleição para presidente
Proposta foi alvo de muitas críticas mas finalmente foi aprovada pela Assembleia Legislativa (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 49/2019 segue sua tramitação normal na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e se aprovada pode barrar o voto dos conselheiros substitutos na eleição para presidente da Corte que ocorre em outubro.

A PEC está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALMT e se aprovada segue para o plenário da Casa para a análise dos deputados.

Mesmo com erro em seu texto, já que fala em auditores em substituição aos conselheiros [TCE tem os conselheiros substitutos que substituem os titulares em sua ausência ou impedimento] nenhuma mudança foi proposta até o momento.

Outro ponto polêmico é que o texto, como está redigido atualmente, abre margem para que os conselheiros afastados participem da votação para a escolha dos novos membros da mesa diretora e impede os substitutos em substituição de votarem, o que contraria o regimento interno do TCE.

LEIA TAMBÉM:

Regimento do TCE não veda a eleição de conselheiro substituto para presidente
Conselheiros afastados não podem votar para presidência do TCE
PEC em trâmite na AL permite que conselheiros afastados escolham presidente do TCE
 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes