DPE solicita plano para retomada das visitas aos presídios em MT

Contato presencial entre detentos e familiares está suspenso há um ano e meio por conta da covid-19

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O  Grupo de Atuação Estratégica (Gaedic) Sistema Carcerário da Defensoria Pública do Estado (DPE) encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) solicitando a elaboração do plano de retomada das visitas presenciais aos reeducandos. O prazo concedido à secretaria foi de 10 dias.

A suspensão já se prolonga por quase um ano e meio e foi uma das medidas adotadas pelo governo do Estado como forma de contenção à disseminação da covid-19.

O documento foi enviado na quinta-feira (12), informa o coordenador do Gaedic, André Rossignolo. O defensor público explica que o pedido sugere que a liberação do contato entre os reeducandos e os familiares seja feita após a imunização da população carcerária. “Inclusive, exigindo a vacinação completa dos visitantes também”, destaca Rossignolo.

Caso não haja resposta dentro do prazo, o Gaedic não descarta acionar a Justiça para que o plano seja devidamente apresentado.

LEIA TAMBÉM

Organização antecipada

Mato Grosso tem cerca de 11,3 mil reeducandos e a imunização ainda está na primeira fase. Em torno de 90% dos presos já receberam a primeira dose, falta ainda iniciar a aplicação da 2ª dose, comenta Rossignolo.

“Estamos antecipando para que assim que seja possível voltar o plano já esteja elaborado”, reforça o defensor público.

O que diz a Sesp?

A secretaria confirmou o recebimento do ofício na tarde de ontem e encaminhou para a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária.

A Sesp afirmou que a retomada será feita após a aplicação das duas doses das vacinas nos reeducandos. Contudo, observando o período de 15 dias após a aplicação da 2ª dose.

A gestão estima que o esquema completo de vacinação deve ser concluído até o fim de novembro, início de dezembro.

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPrisão de Roberto Jefferson: PGR foi ignorada por Alexandre de Moraes
Próximo artigoPM resgata quase 50 cachorros encontrados abandonados em casa no interior de MT