Cidades

DPE solicita plano para retomada das visitas aos presídios em MT

Contato presencial entre detentos e familiares está suspenso há um ano e meio por conta da covid-19

2 minutos de leitura
DPE solicita plano para retomada das visitas aos presídios em MT
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O  Grupo de Atuação Estratégica (Gaedic) Sistema Carcerário da Defensoria Pública do Estado (DPE) encaminhou um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) solicitando a elaboração do plano de retomada das visitas presenciais aos reeducandos. O prazo concedido à secretaria foi de 10 dias.

A suspensão já se prolonga por quase um ano e meio e foi uma das medidas adotadas pelo governo do Estado como forma de contenção à disseminação da covid-19.

O documento foi enviado na quinta-feira (12), informa o coordenador do Gaedic, André Rossignolo. O defensor público explica que o pedido sugere que a liberação do contato entre os reeducandos e os familiares seja feita após a imunização da população carcerária. “Inclusive, exigindo a vacinação completa dos visitantes também”, destaca Rossignolo.

Caso não haja resposta dentro do prazo, o Gaedic não descarta acionar a Justiça para que o plano seja devidamente apresentado.

LEIA TAMBÉM

Organização antecipada

Mato Grosso tem cerca de 11,3 mil reeducandos e a imunização ainda está na primeira fase. Em torno de 90% dos presos já receberam a primeira dose, falta ainda iniciar a aplicação da 2ª dose, comenta Rossignolo.

“Estamos antecipando para que assim que seja possível voltar o plano já esteja elaborado”, reforça o defensor público.

O que diz a Sesp?

A secretaria confirmou o recebimento do ofício na tarde de ontem e encaminhou para a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária.

A Sesp afirmou que a retomada será feita após a aplicação das duas doses das vacinas nos reeducandos. Contudo, observando o período de 15 dias após a aplicação da 2ª dose.

A gestão estima que o esquema completo de vacinação deve ser concluído até o fim de novembro, início de dezembro.

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes