Judiciário

Dois prefeitos de Mato Grosso são investigados por crimes ambientais

Altamir Kurten e José Antônio Dubiella são alvos da Operação Desbaste, deflagrada para apurar crimes ambientais em Mato Grosso

1 minuto de leitura
Dois prefeitos de Mato Grosso são investigados por crimes ambientais
(Fotos: reprodução)

Os prefeitos Altamir Kurten (PSDB) e José Antônio Dubiella (MDB) são dois dos alvos da Operação Desbaste, deflagrada hoje (21) para apurar crimes ambientais em Mato Grosso. O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriu nesta manhã 37 mandados, entre buscas e apreensões e medidas cautelares, em 7 cidades do estado.

Segundo informações, as suspeitas de crimes não têm relação com os mandatos de prefeito. Altamir Kurten e José Antônio Dubiella foram eleitos em 2020 em Cláudia e Feliz natal, respectivamente.

Eles têm atividades empresariais relacionadas com madeireiras no norte de Mato Grosso.  Ainda não há informações dos crimes pelos quais são investigados. Dubiella já fora preso em 2017 pela Polícia Civil por crime ambiental e posse ilegal de arma.

O Gaeco investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental. As fraudes teriam dado licença ao desmate de “milhares de metros cúbicos de árvores, principalmente na floresta amazônica”.

Engenheiros, agentes públicos e empresários estariam envolvidos no esquema. Eles teriam feito lavagem de dinheiro e de outros ativos para despistar os ganhos com desmatamentos, falsificações e corrupção. Servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) foram afastados dos cargos.

Os investigados respondem pelos delitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação, corrupção e outros crimes contra a administração ambiental, dentre outros, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 20 anos. O inquérito está sob sigilo judicial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes