Destaques

Doença de Crohn: conheça a enfermidade que piorou o quadro do secretário de Saúde de MT

Cerca de 10% da população sofre com doença que afeta o sistema digestivo, gerando efeitos severos e que exige tratamento contínuo

3 minutos de leitura
Doença de Crohn: conheça a enfermidade que piorou o quadro do secretário de Saúde de MT
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O boletim de médico do secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, indicou que a internação e a transferência para São Paulo foram necessárias por causa do agravamento da Doença de Crohn, uma deficiência do sistema digestivo relacionada à questão imunológica. 

O assunto despertou interesse por causa de possível associação com a covid-19, infecção para a qual Figueiredo testou positivo há alguns meses. O contágio pelo Sars-Cov 2, tanto causa efeitos mais adversos em pessoas com baixa imunidade, quanto pode despertar outras doenças. 

Mas, no caso da Doença Crohn, nenhuma afirmativa pode ser feita. O médico gastroenterologista Edgar Gripp explica que as causas da Doença de Crohn são desconhecidas e podem ter relação com a herança genética. 

“É uma doença autoimune. O próprio organismo reage para combater algo estranho e essa reação pode ser muito forte, causando hematomas, ferimentos no sistema digestivo, do esôfago ao cólon”, explica. 

10%

Apesar de pouco conhecida, cerca de 10% da população no Brasil sofre com essa doença. O nome vem do médico norte-americano Burrill Bernard Crohn, que estudou doenças intestinais. 

Em 1932, ele descreveu vários sintomas que acometem o sistema digestivo como enfermidade inflamatória crônica, que ataca especialmente o íleo terminal (parte inferior do intestino delgado) e o cólon.  

Os especialistas afirmam que esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa, gerando uma síndrome do sistema. 

(Foto: Pixabay)

As consequências do quadro debilitado são dores abdominais, diarreia, febre, perda de peso e enfraquecimento por causa da dificuldade para absorver os nutrientes. 

“O quadro varia muito de paciente para paciente, mas esses são os sintomas associados geralmente à Doença de Crohn, que exige um tratamento específico e, quanto mais cedo foi identificado, melhor o resultado”, disse gastro Edgar Gripp. 

Causa desconhecida 

Os estudiosos ainda não sabem o que causa o processo inflamatório, mas a hipótese mais levantada está no desregulamento do sistema imunológico. A barreira de defesa do organismo cai e o sistema digestivo, em um quadro de Crohn, reage para combater a instalação de organismos estranhos. É esse processo que gera a danificação. 

Também são consideradas as hipóteses de que as condições do ambiente, dietéticas e infecciosas, além da etnia (descobriu-se que os hebreus estão mais expostos) podem contribuir. 

Conforme o médico Edgar Gripp, não é raro a procura por tratamento da Doença de Crohn nas clínicas em Cuiabá. O método de exames mais utilizado para a coleta de material é colonoscopia. 

A faixa etária mais afetada vai dos 20 aos 40 anos de idade. 

“É preciso ficar atento às cólicas abdominais, os casos de diarreias crônicas – aquelas que duram mais de 30 dias – e o sangramento. Se chegar a esse estágio, a situação já pode estar grave. Mas a Doença de Crohn tem tratamento com o paciente tomando medicamento frequentemente”, pontua. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes