Mato Grosso

Derrubada lei que vinculava salário dos procuradores da ALMT aos de ministros do STF

Sempre que os ministros tivessem um reajuste salarial, os procuradores da ALMT teriam um semelhante

1 minuto de leitura
Derrubada lei que vinculava salário dos procuradores da ALMT aos de ministros do STF
(Foto: JL Siqueira / ALMT)

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou os efeitos de uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que vinculava o salário de procuradores do Legislativo aos de ministros do STF. A decisão atendeu pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), autora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O argumento principal é de que a lei permitia um gatilho de reajuste salarial automático, nos mesmos limites e proporções adotados em eventuais leis federais, o que por si só é inconstitucional.

A PGR citou que, sempre que houvesse aumento na remuneração dos ministros do STF, os procuradores da ALMT seriam contemplados com reajuste semelhante, sem a necessidade de edição de uma lei estadual específica.

Isso violaria a autonomia do Estado-membro assegurada pelo artigo 25 da Constituição Federal e as normas constitucionais que estabelecem a fixação de remuneração por lei específica e a vinculação entre espécies remuneratórias.

O julgamento foi concluído em sessão virtual realizada no dia 27 de novembro. Trata-se de uma plataforma online que permite aos magistrados a análise de casos sem transmissões ao vivo da TV Justiça.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes