Cuiabá

Defesa civil alerta para baixa umidade do ar e tempo seco na Capital

2 minutos de leitura
Defesa civil alerta para baixa umidade do ar e tempo seco na Capital
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A Defesa Civil de Cuiabá orienta a população a se resguardar durante o período de baixa umidade relativa do ar. Embora o índice tenha atingido a marca de 11%, apenas em um dia durante o mês de julho, a Prefeitura não descarta o estado de alerta aos munícipes, já que para o mês de agosto a umidade relativa deverá manter-se entre 20% e 12%.

Nesta sexta–feira (03), por exemplo, a massa de ar seco que cobre quase todo o estado de Mato Grosso garantiu uma tarde de sol forte e calor em Cuiabá. Os termômetros indicam 26 graus, onde a umidade relativa do ar está em torno de 59%.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um indicador a partir de 30% da umidade relativa do ar já pode ser considerado estado de atenção. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e menos de 12% estado de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, apesar da chegada de uma nova frente fria – esperada para a próxima segunda-feira (06) – e da entrada de ar polar, não há previsão de chuva. Para o diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, Paulo Wolkmer, é fundamental ficar atento às quedas deste índice, considerando as indicações necessárias para a preservação da saúde.

“Cuiabá tem previsão de chuva, apenas na primeira quinzena de setembro. Com a umidade em estado de alerta, a população deve seguir todas as diretrizes já determinadas, suprimindo os exercícios físicos e trabalhos pesados ao ar livre entre os horários das 11h e 15h”, alertou o diretor.

“Com o índice alcançando 12% para menos, as circunstâncias são ainda mais delicadas e em casos dessa natureza as restrições incluem também a possível interrupção imediata de toda e qualquer atividade externa entre às 13h e 15h. Estas recomendações, quando seguidas, vão permitir que este período mais sensível vivido pela Capital possa ser enfrentado com maior tranquilidade por nossa população”, finalizou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes