Mato Grosso

Coronavírus: nove de 11 infectados em MT estão bem – e em casa

Casos foram registrados em Cuiabá (8), Várzea Grande (2) e Nova Monte Verde

2 minutos de leitura
Coronavírus: nove de 11 infectados em MT estão bem – e em casa
(Foto: Divulgação)

Em uma semana, o número de pacientes que testaram positivo para covid-19 em Mato Grosso passou de 3 para 11. Os casos foram registrados em Cuiabá (8), Várzea Grande (2) e Nova Monte Verde.

Segundo o governo, nenhum dos casos monitorados é grave. E com exceção dois deles, todos estão recebendo tratamento e cumprindo quarentena em casa.

Desde a semana passada, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, passou a informar os dados em lives pelas redes sociais. Entre a quinta-feira (19) – o primeiro dia – e esta quinta-feira (26), a média de contágio foi de 1,5 paciente por dia no estado.

No mesmo período, o número de casos suspeitos subiu de 59 para 385 registros; um aumento de 552%.

LEIA TAMBÉM

Entre as cidades com mais casos suspeitos estão: Cuiabá (48), Sinop (33), Rondonópolis (32), Várzea Grande (27), Campo Verde (27) e Tangará da Serra (21).

No Brasil, são 2.915 casos confirmados e 78 mortes por covid-19. Os óbitos foram registrados, na sua maior parte, em São Paulo (58) e Rio de Janeiro (9).

Já os estados de Ceará e Pernambuco registram 3 mortes cada. O estado do Amazonas registrou uma morte, assim como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região Centro-Oeste entrou na lista de óbitos, com uma morte em Goiás.

Ficar ou não ficar em casa: eis a questão

Durante o pronunciamento diário, muitos internautas questionaram sobre a divergências entre o governo e alguns municípios. Isso porque o governador Mauro Mendes (DEM) tomu medidas flexibilizando o isolamento social no estado.

Uma edição no decreto estadual liberou, por exemplo, o funcionamento de shoppings e outros serviços.

A medida foi defendida pelo secretário, que não crê na necessidade de que o estado “feche 100%”. Figueiredo cita como argumento a necessidade de pagar salários e dar condições de que as empresas instaladas no estado consigam sobreviver.

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

“Tem município que não tem nenhum caso e praticamente já determinou toque de recolher. As medidas têm que ser bem dosadas, dentro do nível de pressão e temperatura que a epidemia vai determinar”, declarou.

A orientação do secretário é para que a quarentena seja mantida por quem tiver a oportunidade de ficar em casa.

Caso contrário, os protocolos de saúde recomendados devem ser seguidos. Entre eles: manter distância de um metro e meio das outras pessoas, lavar as mãos com frequência e cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes