Principal

Conheça Boia, um cuiabano que faz sucesso encenando piadas na internet

3 minutos de leitura
Conheça Boia, um cuiabano que faz sucesso encenando piadas na internet

Arquivo Pessoal

Boia

O porteiro José Antônio da Costa Bispo, de 46 anos, brinca com as figuras de linguagem em seus vídeos

Boia é um cuiabano de 46 anos que adora zombar das figuras de linguagem. Com uma interpretação literal de tudo, o personagem de José Antônio da Costa Bispo faz graça gravando e encenando piadas na internet. As anedotas giram sempre em torno de uma mensagem mal interpretada, com uma brincadeira simples e pueril, mas que rende muitas risadas. 

Em um dos vídeos, por exemplo, a esposa pede que Boia coloque “dois copos d’água no fogo” para fazer café. Ele sorri desentendido e faz exatamente o que a mulher pede. Tragédia anunciada: os copos explodem com o desleixo proposital do comediante amador. Vídeos como este podem chegar a 20 mil visualizações. 

“Eu ouvia uma piada e pensava: já sei, vou fazer um vídeo”, explica, “A partir daí peguei influência, eu fazia e as pessoas gostavam e pediam para eu gravar mais”, contou ele, que faz os vídeos há pelo menos três anos. As ideias também surgem de brincadeiras do cotidiano, foi o caso da “Bleque Fraide”, em que Boia vende manga e bocaiuva a preço de liquidação para alguém que está por trás das câmaras.

YouTube video

Diferente de mestres da comédia como Liu Arruda,  Boia é um personagem de si mesmo. O bigode acompanha o sorriso no final de cada vídeo e o linguajar cuiabano salta aos ouvidos bem na hora da gargalhada. Os vídeos são feitos em casa, no bairro Jardim Cuiabá. Com a ajuda da família ele grava e espalha o conteúdo em páginas sobre Cuiabá no Facebook. O bairrismo, aliás, é uma característica forte no humor de Boia, que se classifica como um “cuiabano legítimo”. 

Mas o nome Boia é também o apelido de José Antônio, adquirido na infância, “talvez por que eu era barrigudo”, explica ele. No local onde trabalha como porteiro, no Palácio do Comércio, ele é reconhecido pelos colegas que viram os vídeos na internet. “Na família eu sou o piadista, onde eu estou eles me pedem para sentar e contar uma piada”, brinca.

Antônio diz não sonhar em trabalhar como comediante ou humorista. Para ele, trata-se de uma simples brincadeira pela qual gosta de ser reconhecido, fazendo as pessoas rirem. E ele consegue, a inocência das anedotas cativa os internautas e chama atenção de quem gosta de rir das trivialidades de Boia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes