Principal

Vistoria encontra rede municipal em situação crítica

3 minutos de leitura
Vistoria encontra rede municipal em situação crítica

Telhados prestes a desabar, forros com infiltração e mofo, banheiros sem condição de uso e manutenção deficiente nas redes elétrica e hidráulica. Diagnóstico realizado pela prefeitura de Cuiabá nas 161 escolas da rede municipal afirma que ao menos 120 delas precisam de reformas na infraestrutura.

Em pelo menos 20 dessas unidades, a situação é considerada crítica: será necessária a interdição de salas e até mesmo blocos inteiros, para evitar riscos a professores e alunos.

É o caso da escola Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica, que ficou entre as piores da rede e que terá uma ala inteira fechada para reformas. Na Jescelino José Reiners, localizada no bairro Novo Horizonte, a vistoria identificou risco de desabamento parcial na estrutura.

Na zona rural, a escola municipal Novo Renascer, da localidade de Rio dos Couros, está praticamente sem telhado e com estruturas deterioradas. A prefeitura estuda o remanejamento dos alunos.

A vistoria constatou que a maior parte dos problemas é decorrente de falhas ou ausência de manutenção, como a troca de telhas quebradas, por exemplo. Foi o que ocorreu na escola Maria da Glória de Souza, no bairro Baú: telhas não trocadas, que levaram a infiltrações que danificaram o forro e as paredes.

Contêineres

A necessidade de interdição das salas, segundo apurou o LIVRE, vai obrigar o município a contratar um reforço no estoque das chamadas “salas móveis” -contêineres com sistema de condicionamento de ar.

Além das 40 que a prefeitura possui, será preciso locar mais 40 unidades, além de um número ainda não definido de banheiros químicos. O relatório completo será apresentado na tarde desta quinta-feira (02/02). A lista de escolas em situação crítica inclui as seguintes unidades:

– Escola Floriano Bocheneki – Parque Atalaia
– Escola Jescelino José Reiners – Novo Horizonte
– Escola Novo Renascer – Rio dos Couros
– Escola Benedita Xavier Rodrigues – Guia
– Escola Aristotelino Alves Praeiro – 1º de Março
– Escola Irmã Maria Betty de Souza Pires – Novo Mato Grosso
– Escola e Creche Amália Curvo de Campos – Residencial Coxipó
– Escola Dr. Fábio Ferreira Leite – Dr. Fábio
– Escola José Torquato – Residencial Coxipó
– Escola Professora Rita Castrillon, São Benedito
– Escola Esmeralda de Campos Fontes – Santa Rosa 2
– CAIC – Jardim Eldorado
– Escola Maria Ambrósio Pommot – Jardim Imperial
– Escola São Sebastião – São Sebastião
– Escola Rural Rio dos Couros – Rio dos Couros

Gestão passada

O LIVRE entrou em contato com a secretária adjunta de Gestão Educacional e Inovação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk.

Nomeada ao cargo no dia 13 de janeiro, ela foi a última secretária municipal de Educação na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes. Por meio da assessoria, ela disse que não iria comentar o resultado do levantamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes