Principal

Vereador aliado de prefeito será o relator de CPI

3 minutos de leitura
Vereador aliado de prefeito será o relator de CPI

Ednilson Aguiar/O Livre

Vereador Adevair Cabral

Vereador Adevair Cabral: “meu voto aqui dentro é isento e o relatório será absolutamente técnico”

A CPI do Paletó, que pretende investigar uma suposta quebra de decoro por parte do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), terá dois vereadores da base governista na composição. Adevair Cabral (PSDB) e Mário Nadaf (PV) foram escolhidos, respectivamente, relator e membro da comissão.

Presidente dos trabalhos e autor do requerimento de investigação, Marcelo Bussiki (PSB) não descarta a produção de um relatório paralelo. “Acredito que isso não vai ser necessário. Mas, se for, a gente vai se posicionar”, pontuou.

A escolha foi do presidente da Mesa Diretora, Justino Malheiros (PV), e referendada numa reunião do Colégio de Líderes realizada na manhã dessa quinta-feira (16). Dez vereadores votaram a favor e dois foram contra: Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (PROS).

“Quem disse que eu sou base do prefeito? Eu trabalhei pela campanha do Wilson Santos (PSDB). Meu voto aqui dentro é isento e o relatório será absolutamente técnico”, disse Adevair Cabral.

Durante a reunião, Dilemário reforçou o pedido, já feito na terça-feira (14), para que os membros fossem escolhidos somente entre os nove vereadores que assinaram o pedido de CPI antes de ele ser protocolado. A solicitação, no entanto, não foi acatada.

No início da semana, Dilemário considerava recorrer ao Judiciário caso o entendimento do presidente da Mesa fosse diferente do seu. Agora, Diego Guimarães afirma que a situação será melhor analisada.

“O sentimento é de que houve uma espécie de manobra, mas não sei se seria saudável para a CPI recorrer à Justiça. Uma decisão liminar em nosso favor é certa, mas depois tem a resolução do mérito, que poderia tornar nulo o trabalho feito nesse meio tempo”, argumentou.

Em entrevista após ser concluída a reunião, Justino Malheiros afirmou ter escolhido Mário Nadaf e Adevair Cabral com base no tamanho das bancadas dos partidos. O PV é a legenda com mais representantes na Câmara: tem quatro parlamentares. Já o PSDB possui três vereadores, assim como o PSB e PP.

“A escolha pelo vereador Adevair Cabral é porque ele é o mais antigo entre os membros dessas três maiores bancadas. Ele tem quatro mandatos”, explicou.

Já quanto à possibilidade de a oposição recorrer à Justiça, o presidente afirmou estar tranquilo. “Estou amparado, cumprindo exatamente o que está previsto no Regimento Interno”, garantiu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes