Principal

Unidades de saúde terão ponto digital, diz prefeito

2 minutos de leitura
Unidades de saúde terão ponto digital, diz prefeito

Ednilson Aguiar/O Livre

Emanuel Pinheiro_100217

O prefeito Emanuel Pinheiro promete controlar frequência dos médicos

Depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou que um terço dos médicos da rede municipal de Cuiabá não cumpre a jornada de trabalho, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) anunciou que irá implantar o controle digital do ponto dos profissionais da rede municipal de Saúde. Outra medida é a instalação de quadros, na recepção das unidades, com informações sobre a escala dos profissionais.

“O relatório do TCE nos ajuda a colocar o dedo na ferida. A maioria dos médicos são bons profissionais, mas também há profissionais ruins. Acredito que a classe não vai querer ser julgada por causa de uns poucos”, declarou o prefeito, depois de receber o relatório das mãos do presidente do TCE, o conselheiro Antonio Joaquim.

O prefeito disse que, se for preciso, abrirá processos disciplinares contra os médicos, que podem resultar em afastamento ou até mesmo demissão do serviço público, em caso de condenação. Emanuel prometeu, ainda, abrir um mecanismo para denúncias, inspirado no aplicativo lançado pelo ex-prefeito de São Paulo (SP) Fernando Haddad (PT) no final do ano passado. A ideia é receber reclamações dos cidadãos sobre os serviços.

O levantamento do TCE é resultado de 54 inspeções a unidades da chamada atenção primária: Centros de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. O trabalho revelou que os médicos não cumprem as escalas, mas, por falta de mecanismos eficazes de controle, conseguem receber pelas horas não trabalhadas.

“Em 100% dos Centros de Saúde, USF e UBS inexistia mecanismo eletrônico de registro de frequência. Os controles existentes são realizados apenas de forma manual em todas as unidades da Atenção Primária”, diz trecho do relatório.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes