Judiciário

TRE-MT vai auditar urnas de 23 seções com votação paralela no domingo

Máquinas serão sorteadas ou escolhidas neste sábado (1º) por partidos em cidades nas cidades a 300 km de Cuiabá

2 minutos de leitura
TRE-MT vai auditar urnas de 23 seções com votação paralela no domingo
(Foto: Reprodução/Assessoria TSE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) vai auditar urnas eletrônicas de 23 seções durante a votação de domingo (2). As urnas serão selecionadas em sorteio neste sábado (1º) dentre cidades num rádio de 300 km de Cuiabá. 

Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, a auditoria paralela foi realizada em eleições anteriores, mas neste ano a quantidade de urnas verificadas foi aumentado em sete vezes por causa do questionamento sobre a segurança das máquinas, mais Sinop e Barra do Garças. 

“Nós vamos sortear as seções e os partidos também poderão indicar em quais locais e quantas urnas eles querem que sejam auditadas em votação paralela. Os auditores, que já estão a postos, vão ao colégio eleitoral indicado pegar a urna, pronta para votação, e trazer para Cuiabá”, disse. 

O TRE-MT informou que três urnas serão auditadas no próprio local e outras 20 serão transferidas para a Fatec (Faculdade de Tecnologia Senai), colégio de cerca de 4 mil eleitores.  

O voto de auditoria será simulado e não substituirá o registro nas seções registradas de cada eleitor. A sala em que as urnas ficarão disponíveis devem ser monitoradas por câmeras de segurança. 

“Cada pessoa que estiver ali será convidada a votar. Foram feitos 6 mil votos em papel com todos os cargos [que deverão escolhidos], que os partidos marcaram. O eleitor vai pegar esse papel e digitar os números na urna eletrônica e depositar o papel na outra urna. Ao final, será conferido aquilo que foi registrado na urna eletrônica com aquilo que estava no papel e tem bater”, explica o desembargador Carlos Alberto. 

O processo de carga e lacramento de urnas foi realizado na semana passada, em mais de 15 cerimônias. Conforme o TRE-MT, todos os partidos políticos foram convidados para acompanhar o procedimento e nenhum compareceu. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes