Gastronomia

Taberna Portuguesa cria moqueca vegana à base de banana da terra e palmito

2 minutos de leitura
Taberna Portuguesa cria moqueca vegana à base de banana da terra e palmito
(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

A procura por alternativas da gastronomia vegana vem crescendo em Cuiabá, e os restaurantes pensando nessa clientela, estão inserindo no cardápio opções de comidas livres de carne animal, mas não menos saborosas.

Seguindo essa tendência um dos mais antigos e tradicionais restaurantes da cidade, Taberna Portuguesa criou uma moqueca vegana a base de Banana da Terra e palmito. De encher os olhos e com perfume da tradicional moqueca capixaba, o prato é quase uma pegadinha aos desavisados que se deliciam com a comida e só depois descobrem – por intermédio de algum vegano – que no tão apetitoso prato não havia proteína animal.

A banana da terra faz as vezes do peixe, que varia de receita para receita, podendo ser usado o badejo, dourado ou namorado. Já o palmito entra no lugar do camarão, que mesmo não sendo ingrediente da receita original, faz parte de algumas releituras do prato espalhadas pelo pais.

Ainda não há no Brasil um estudo com o número exato de veganos, mas segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, a busca por alimentos sem proteína animal tem crescido consideravelmente. De janeiro de 2012 a dezembro de 2017, o volume de buscas pelo termo “vegano” aumentou 14 vezes no país.

O fato é que a moqueca criada por Sonia Cassol engana e engana bem, no bom sentido da palavra. Com especiarias e leite de coco, a empresaria garantiu ao prato texturas e aroma. E afirma: a criação pode ate ser vegana, mas agrada até os paladares mais carnívoros. “Os hábitos alimentares estão mudando, e o Taberna por mais tradicionalista que seja, quer acompanhar as mudanças gastronômicas e agradar a todos os públicos. Recebo casais onde o esposo gosta de comer bacalhau, mas a esposa prefere saladas e qualquer outra opção que não leve peixe. Sendo assim, porque não agradar a ambos? “ Disse Sonia, que criou o prato depois de uma de suas viagens conhecendo a culinária brasileira “fazer tour gastronômico é meu prazer. Sempre volto cheia de ideias e fico dias fazendo experimentos na cozinha” completou.

A moqueca de quebra, leva como acompanhamento, uma salada com mix de folhas e morangos de encher os olhos, e  já está no cardápio do Taberna Portuguesa que funciona todos os dias com horários diferentes para almoço e jantar, e também oferece a opção rolha livre.

(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

Mais informações pelo site www.tabernaportuguesa.com.br 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes