Política

“Só saio candidato para disputar com Mauro Mendes”, diz Emanuel Pinheiro

Prefeito de Cuiabá diz que atual governador não deve ser reeleito na base do W.O. Até agora, no entanto, suas alternativas de apoio não vingaram

2 minutos de leitura
“Só saio candidato para disputar com Mauro Mendes”, diz Emanuel Pinheiro
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) disse que se candidatará ao Governo de Mato Grosso nas eleições deste ano, mas com uma condição: se o atual governador, Mauro Mendes (União Brasil), confirmar sua campanha à reeleição. 

A estratégia foi anunciada nesta segunda-feira (28), no retorno de Emanuel ao comando da prefeitura. Ele tirou duas semanas de “férias” para conversas com alguns prefeitos sobre as eleições. A fala teve tom de disputa individual com Mendes. 

“Eu só saio candidato se o governador Mauro Mendes confirmar que será candidato, senão eu não saio, o candidato será outro. Não existe W.O [referência à regra esportiva de vitória fácil por falta de adversário] na política, é preciso ter o embate, a disputa”, disse ele. 

Tentativas (quase) naufragadas

Apesar de dizer se sentir entusiasmado com as conversas de eventuais aliados, a busca por articulação de Emanuel Pinheiro teve resultado menos positivos. Os nomes cogitados como alternativas a Mauro Mendes não firmaram nenhum pré-acordo. 

O senador Wellington Fagundes recebeu apoio oficial de membros do Partido Liberal à sua campanha à reeleição, no evento de lançamento da pré-candidatura de Jair Bolsonaro, ontem (27) em Brasília. 

Hoje, o próprio Emanuel declarou que Wellington, a quem apoiou nas eleições de 2018, “está apaixonado pelo Paiaguás”. O status do ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), outro nome divulgado por ele, também foi dado pelo prefeito. 

“É um nome que apoiaria, com certeza, mas ele não demonstrou nenhum interesse [em lançar candidatura ao governo]”, afirmou. 

O terceiro na lista é o vice-prefeito José Stopa (PV). Emanuel Pinheiro disse que “ou sou eu ou é ele” o candidato do grupo de oposição. Porém, um pouco antes, Stopa disse que não tem vontade de sair candidato neste ano e tentará convencer seu aliado da desistência de seu nome. 

Pinheiro deve decidir até o próximo sábado (2) sua candidatura, quando encerra o prazo da Justiça Eleitoral para os interessados em concorrer nas eleições deste ano decidirem partido. Mas, no caso de prefeito, é preciso a desistência do atual mandato para se candidata a um cargo em outra esfera. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes