Sisu abre inscrições e alunos podem ingressar em universidades fechadas

As vagas ofertadas são para o início do segundo semestre letivo, mas ainda não há previsão de retorno às aulas

(Foto: Reprodução)

Milhares de estudantes vão tentar uma vaga na universidade pública nos próximos dias. As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para início no segundo semestre letivo de 2020, começam nesta terça-feira (7).

Ao todo, mais de 51 mil vagas são ofertadas em todo o Brasil.

Mas como ainda estamos em meio à pandemia de covid-19, a maior probabilidade é que os estudantes aprovados encontrem as salas fechadas e, no máximo, aulas no sistema remoto.

LEIA TAMBÉM

Em Mato Grosso, por exemplo, a Unemat deve começar a ofertar aulas na modalidade de ensino à distância a partir de agosto.

Em todo o país, não há uma previsão certeira sobre o retorno das atividades presenciais, seja em escolas ou universidades, públicas e privadas.

Quem vai tentar uma vaga

Letícia Mendes está na lista de estudantes que vai tentar uma vaga, mas sem muita convicção. A possibilidade de entrar, mas não conseguir iniciar o curso, faz ela considerar fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) novamente.

“Mesmo se passar agora, não sei se vou optar por entrar. Pode ser que eu pegue a universidade fechada ainda. Então, acho que vale a pena esperar os desdobramentos da covid-19 para fazer minha opção. Enquanto isso, vou estudando”, explica.

Lucas Abreu Costa está na mesma situação. Ele quer cursar Engenharia e vai se inscrever para universidades em outros Estados.

Sobre o Enem – que tem sido alvo de polêmica, já que alunos da rede pública de ensino praticamente não tiveram aulas neste ano -, ele não acredita que teria vantagens ou que haverá uma concorrência desleal entre os candidatos.

A edição deste ano, que aconteceria em novembro, foi adiada e ainda não tem uma nova data.

“Acredito que a situação não é favorável, nem para eles. Por um lado, eles estão com mais tempo, mas, por outro, estão se dedicando aos estudos e lidando com essa pressão ao mesmo tempo em que vivemos uma pandemia. É muita coisa”, analisa.

(Foto: Agência Brasil)

Inscrições Sisu 2020

As inscrições para o Sisu poderão ser feitas na internet até a sexta-feira (10). Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o sistema vai ofertar vagas na modalidade de ensino à distância (EaD).

Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Enem em 2019 e não tiraram nota zero na redação. A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas.

Segundo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu será divulgado no dia 14 de julho.

Se aprovado, o aluno precisa ficar atento às instruções para não perder o prazo de matrícula na instituição. Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda poderá se inscrever na lista de espera. Esta solicitação também é feita pelo site do programa entre os dias 14 e 21 de julho.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEleição para reitor da UFMT é “atropelada” e substituto de Myrian Serra já estaria na frente
Próximo artigoCombate à fake news ou censura? Projeto divide opiniões na bancada federal de MT

O LIVRE ADS