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Sinop estuda viabilidade para instalação de porto seco

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Sinop estuda viabilidade para instalação de porto seco

Um estudo de viabilidade da construção do porto seco da Ferrogrão em Sinop será solicitado ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e ao senador Wellington Fagundes (PR). O anuncio foi feito nesta segunda-feira (13.02) pelo vereador Ademir Bortoli (PMDB).

A Ferrogrão deverá ligar o município de Sinop a Itaituba no Pará, com capacidade para escoar 35 milhões de toneladas grão ao ano. O Livre tem feito matérias especiais sobre o tema, a última trouxe a previsão para a publicação do edital da ferrovia, (confira aqui).

Para Bortoli a instalação do porto em Sinop é essencial para melhorar a logística na região e lembra que atualmente cerca de 70% da produção do estado é escoada pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), localizados a mais de 2 mil quilômetros da origem. “O porto seco desafogaria o movimento nos portos já sobrecarregados, amenizaria o tráfego pela BR-163, barateando os custos tanto para o produtor quanto para o consumidor final”.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Sigfrid Kirsch (Zico), caso Sinop seja contemplada com a implantação do porto, será importante trazer um centro de distribuição como o de Manaus para a cidade. “Estamos localizados no centro do país. A logística vai mudar muito, principalmente para o setor agrícola”, reforça.

O porto seco é instalado em zonas distantes dos portos marítimos e tem como principal função receber as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Entre as vantagens está a redução nos custos de febre e celeridade na liberação da mercadoria. Atualmente o estado possui apenas um porto seco, em Cuiabá.

Audiência pública

Em março deste ano está prevista uma audiência pública em Sinop solicitada pela Prefeita Municipal Rosana Martinelli (PR), com representantes do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sobre a instalação da ferrovia. “Fatores como localização geográfica, pólo em prestação de serviços, presença dos principais órgãos públicos estaduais e federais, reforçam o potencial de Sinop para a instalação”, disse Bortoli.

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